Projeto EcoTroca - Irati trocará material reciclável por alimentos

Publicado em: 22/09/2015 15:12

Trocar material reciclável por alimentos, esse é o principal objetivo do programa EcoTroca, lançado nesta terça-feira, 22, pela Prefeitura Municipal de Irati. O EcoTroca será iniciado no bairro pedreira, com a primeira coleta de material reciclável no dia 29 de setembro pela manhã, na sede da Associação CORAJEM. Sendo que ao longo de 2015 e 2016, serão incluídos outros bairros, como: Fragatas, Vila Raquel, Vila Nova e Vila Matilde. Neste primeiro momento, a Prefeitura irá investir mais de R$ 350 mil no programa.

O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, fala da alegria em poder estar lançando um programa que irá beneficiar centenas de iratienses. “Esse momento que se concretiza na noite de hoje, não é algo que pensamos da noite para o dia é sim um projeto pensado desde o começo do governo. Nós estamos realizando diversos trabalhos nas diversas áreas, como por exemplo no meio ambiente, realizando a dragagem, a adequação do aterro e dar condições mínimas para as que as cooperativas pudessem realizar seu trabalho. Portanto um projeto como o EcoTroca que alia a educação ambiental, o trabalho cooperativo, a separação do lixo reciclável, de geração de renda, produção de alimentos saudáveis é de grande importância para o município de Irati, ” relata Odilon.

Na primeira etapa do projeto haverá a mobilização das Associações de Agricultores, da Associação e Cooperativa de Coletores de Recicláveis e das Associações dos bairros pelos agentes das secretarias envolvidas, explicando melhor a respeito do projeto em cada bairro. O diretor do departamento de agroecologia da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Marcelo Campello, fala sobre o projeto. “O projeto é uma novidade em Irati, sendo a conversão do material reciclável para que seja trocado por alimento da agricultura familiar de Irati. O Ecotroca é um programa sensacional, pois trabalha a questão da limpeza urbana, fazendo com que os cidadãos iratienses estejam mais conscientes com a separação do lixo, retirando o material do ambiente, portanto há uma projeção de coleta 730 toneladas em 1 ano. Estaremos também fortalecendo as associações comunitárias e os agricultores familiares, portanto são vários objetivos serão alcançados”, conta Marcelo.

Como o EcoTroca vai funcionar?

Os moradores serão cadastrados e no Projeto, e a partir daí, já podem juntar o material reciclável (latinha, papelão, plástico e outros) e dirigirem-se aos pontos de troca nos bairros, onde trocarão o material reciclável por um ticket que lhes dará direito ao alimento. Cada quatro quilos de material reciclável, dará direito a um quilo de alimento (frutas, legumes, cereais, mel e verduras).

Os alimentos serão levados aos bairros para serem trocados a cada 14 dias, nos mesmos dias em que a coleta seletiva já é realizada. Os pontos de troca serão definidos em cada bairro, sendo que no Bairro Pedreira será na sede da Associação Corajem. Vale ressaltar que o material reciclável deverá estar seco e limpo, para que os catadores não encontrem restos de comidas neles.

Confira os dias da coleta em cada bairro

1ª. FASE: Bairro Pedreira, quinzenalmente nas terças-feiras, iniciando em setembro de 2015.

2ª. FASE: Bairro Fragatas, quinzenalmente nas segundas-feiras, iniciando em dezembro de 2015

3º. LOTE: Vila Raquel, quinzenalmente nas sextas-feiras, iniciando em dezembro de 2015

4º. LOTE: Vila Nova, quinzenalmente nas segundas-feiras, iniciando em março de 2016

5º. LOTE Vila Matilde, quinzenalmente nas quintas-feiras, iniciando em junho de 2016

Confira os alimentos que poderão ser trocados

Abóbora seca; Abobrinha; Banana Caturra; Batata Doce; Batata Inglesa; Beterraba; Cebola; Cenoura; Chuchu; Feijão Preto; Fubá; Kiwi; Laranja; Mandioca; Mel; Mimosa; Moranga; Pepino; Pêssego; Quirera Milho; Repolho e uva.

Secom Prefeitura de Irati

O QUE PODE SER TROCADO POR ALIMENTOS

O QUE NÃO SERÁ COLETADO

Vidros inteiros, desde que não contenham pontas cortantes.

Marmitex

Garrafas inteiras

Isopor

Caixa de leite

Pneu

Papelão seco

TVs velhas

Plásticos, sacolas

Carcaças de geladeiras

Litros Pet

Lâmpadas

Embalagens de produtos plásticos em geral

Esponja de aço

Panelas

Pacotinhos de chips (embalagens plásticas aluminizadas)

Latinhas, alumínio

Papel higiênico

Qualquer dúvida quanto aos materiais aceitos ou rejeitados, serão esclarecidas com o próprio pessoal das cooperativas de catadores.

Secom Prefeitura de Irati