Continuam os trabalhos de recuperação nas estradas do interior

Publicado em: 20/09/2015 15:20

Através da Secretaria de Viação e Serviços Rurais, estão tendo continuidade os serviços de recuperação nas estradas do interior. No início dessa semana, os trabalhos foram desenvolvidos nas localidades de Pinheiro Machado e Cadeado Santana. Em Pinheiro Machado, foi executado trabalho de patrolamento, corte de barrancos e nos próximos dias, será feito o cascalhamento.  Faz-se necessário lembrar da ponte   que liga Pinheiro Machado a Cadeado Santana que está sendo construída em alvenaria. Uma equipe trabalha no local, e em breve haverá a colocação dos pilares para sustentação da obra. Há uma semana, foi realizado o trabalho de escarificação e recuperação de locais de atoleiro.

Na localidade de Pinheiro Machado, o produtor rural Pedro Speck, 62, diz que reside há seis anos no local. Speck destaca que tudo o que a família possui é fruto de muito trabalho e luta. " Há dois anos, quase arrebentamos o caminhão na serra para transportar a soja, duas máquinas não conseguiam tirar, e a soja apodreceu no caminhão", diz. Cita que nas últimas enchentes uma ponte de madeira foi levada e a comunidade ajudou na reconstrução, com o apoio da Prefeitura de Irati. "Normalmente pagamos dois reais a mais no frete. Os caminhões precisam dar a volta e a estrada é ruim. Com estrada boa, o trajeto diminui em cerca de nove a dez quilômetros, diz. A família Speck produz, soja, trigo, fumo e milho.

Em Cadeado Santana, comunidade que também está recebendo melhorias nas estradas e está acompanhando com muita expectativa a construção da ponte nova, quem falou foi Geraldo Nunes de Almeida. Nascido e criado em Cadeado Santana, porém quando estudava no antigo segundo grau em Irati, decidiu morar na cidade para facilitar a vida, visto que muitas vezes devido a falta de transporte e má conservação das estradas retornava para casa de madrugada e tinha que trabalhar no outro dia cedo. Então como foi morar na cidade, ele trabalhou de servente de pedreiro e acabou aprendendo a profissão. Depois retornou para o interior e hoje após fazer curso de Autocad, construiu sua própria residência que ficou ampla e bonita e agora está construindo a casa de seu pai.

"Isso aqui iniciou-se no começo do mandato do Prefeito Odilon Burgath, quando houve muitas melhorias. Quem nos ajudou bastante foi a Helan Machado, foi ela que nos deu as instruções. Foi ela a primeira que esteve aqui com o então Secretário Bianco. Foi construída uma ponte provisória que dá acesso a Pinheiro Machado e depois eu conversei com o prefeito no seu gabinete, aliás foi a primeira vez que eu consegui falar com um prefeito em seu gabinete", diz. Segundo Almeida, quando   apresentou as fotos da ponte, e das estradas, ele chamou Secretário Valdeci Aksenen, e mais alguns da prefeitura, aí perguntou o que podia ser feito.  Eles disseram que era preciso fazer um projeto de ponte de concreto. Mas, como um projeto e um pedido ao governo federal leva um tempo, disse que era preciso fazer uma ponte provisória, e foi feito.  O Prefeito Odilon me disse: "estou assumindo um compromisso, não é uma promessa". Senti firmeza quando disse isso. "Hoje, já tivemos muitas melhorias, isso há muitos anos não acontecia.  Hoje, temos o Odilon, sabemos que temos muito que melhorar e tem mais coisas por serem feitas:  bueiros, ponte, os mata-burro, cascalho, estamos aguardando.  "Eu não desisto, essa estrada, é um quilômetro, mas está sendo suado, mas vai sair.A ponte nova de concreto, vai ficar para as próximas gerações, finalizou.

Secom Prefeitura de Irati