Mudas de árvores são plantadas nas margens do Rio das Antas

Publicado em: 19/09/2015 15:39

Em julho deste ano, o município de Irati, recebeu a 14ª  Jornada de Agroecologia. O evento, teve uma programação diversa com o olhar voltado ao meio ambiente e a agroecologia do país. A organização, após a conclusão do encontro, doou para a Prefeitura Municipal de Irati, cerca de 2.500 mudas de árvores.

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente iniciou após a 14ª jornada o plantio das mudas e com o apoio da Unicentro, através do Programa de Educação Tutorial (PET), plantou mudas de árvores nativas nas margens do Rio das Antas, sendo realizado o trabalho da entrada do  estádio  Coronel Emílio Gomes do Iraty Sport Club até o Rio do Meio. “Temos a intenção de reflorestar toda a margem do Rio das Antas, sendo um complemento ao nosso trabalho de dragagem. Vale ressaltar, que a partir de agora esse trabalho será contínuo e iremos fazer com o auxílio das equipes da secretaria, em parceria com a universidade e também de voluntários. Estamos fazendo não somente o reflorestamento, mas também estaqueando com bambu, dando assim uma segurança para que animais não possam destruir o que já foi reflorestado, assim o trabalho será realizado por completo”, relata o Secretário de Ecologia e Meio Ambiente Osvaldo Zaboroski.

Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal brasileiro de estímulo à pesquisa e extensão universitária, no nível de graduação. O grupo PET é o primeiro da Unicentro locado no campus Irati, englobando conjuntamente dois cursos de Engenharia: Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal.

Theoana Horst Saldanha é acadêmica do quinto ano de Engenharia Ambiental e estagiou durante um período na Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati, quando através de conversas com o secretário, sugeriu a interação entre a administração e a academia através desse projeto de extensão. “Quando estava na secretaria, tive essa ideia junto com o Osvaldo para que houvesse uma interação maior entre a Prefeitura e a Universidade, e este trabalho é a prova de que essas parcerias são excelentes momentos para realizarmos bons trabalhos para o município de Irati. E um trabalho como esse de plantio de mudas de uma área degradada é uma ótima oportunidade para colocarmos em prática o que aprendemos em sala de aula”, relata Theoana.

O grupo é composto por 12 alunos bolsistas e 6 alunos voluntários, totalizando em 18 participantes, os discentes participantes são denominados petianos, que estão sendo tutorados pelo Prof°. Hilário Lewandowski e pela Profª Daniele Ukan.

Secom Prefeitura de Irati