Conhecido os vencedores do Concurso de Redação do programa “Irati Livre de Tabaco”

Publicado em: 28/08/2015 16:44

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 28, a entrega da premiação do concurso de redação do Projeto de Prevenção ao Tabagismo do programa “Irati Livre do Tabaco”, onde 22 escolas da Rede Municipal de Ensino, totalizando 600 alunos, elaboraram redações com o tema “O Tabagismo e as Consequências no Trabalho”.

O concurso foi realizado pela Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Irati - SINTRACOM, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná – FETRACONSPAR e Rotary Club de Irati.

O Prefeito de Irati, Odilon Burgath fala sobre a importância do programa “Irati Livre do Tabaco”. “O programa Irati Livre do Tabaco é um sucesso e estamos agregando novos parceiros como o SINTRACOM, FETRACONSPAR, Rotary Club de Irati, além de toda nossa estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, com as salas de aulas abertas para palestras aos alunos e professores e as belas redações aqui que demonstram como a educação de Irati tem qualidade, como estamos no caminho certo com todos esses investimentos. E com estas redações, discutindo o tema com nossas crianças, a conscientização aumenta e ajuda que as famílias consigam se livrar dos malefícios que o uso do cigarro traz”, conta Odilon.

Confira os alunos vencedores

1º Lugar – Escola Rural Municipal do Pirapó

Prêmio: 1 Notebook

Título da redação: “O Tabagismo e as Consequências no Trabalho”

Pseudônimo: Menina Sonhadora – Ludimila Hrezcyk

Professora: Suzana Neumann

2º Lugar – Escola Rural Municipal do Itapará

Prêmio: 1 Notebook

Título da redação: As Consequências do Cigarro

Pseudônimo: Estrela - Vanessa Gisele Kruckziak

Professora: Lucimara Petranski

3º Lugar – Escola Municipal Mercedes Braga

Prêmio: 1 Tablet

Título da redação: “O Tabagismo e as Consequências no Trabalho”

Pseudônimo: Super-Man- Adriel Ruan Batista

Professora: Eliane Maneira

Programa “Irati Livre do Tabaco”

Em Irati, os fumantes que precisarem de auxilio podem contar com o programa “Irati Livre do Tabaco”. A terapia cognitiva comportamental é a base do tratamento desenvolvido pelo programa. O resultado do tratamento vai muito da força de vontade de cada participante. Além de reduzir a incidência e mortalidade por câncer e complicações causadas pelo tabaco, são objetivos do programa a redução de gastos com tratamentos de saúde relacionados ao tabagismo; redução do número de adesões ao hábito de fumar entre crianças e adolescentes; e atendimento a gestantes tabagistas em parceria com o programa de pré-natal da Secretaria Municipal de Saúde.

Secom Prefeitura de Irati