Crianças realizam atividades manuais no PETI

Publicado em: 18/06/2012 00:00

Cerca de 28 crianças do Bairro Nhapindazal, incluídas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), participam de diversas atividades manuais desenvolvidas por equipes da Secretaria Municipal de Bem Estar Social. No polo deste Bairro, o trabalho é desenvolvido pelas professoras Jaline Gura e Alessandra Buch, e também pela funcionária, Danieli de Paula Okonoski. A coordenadora do Peti, Karen Juliana Novak, afirma que as atividades manuais contribuem pra o desenvolvimento das crianças. "As iniciativas auxiliam no desenvolvimento motor, na concentração, no raciocínio, na criatividade e nas relações sociais. Proporcionam ainda, que talentos sejam descobertos, o que é uma nova forma de motivar os alunos para as atividades diferenciadas", comenta Karen. Atualmente, o Município de Irati atende 322 crianças no PETI, sendo três polos na área urbana e sete polos na área rural. As crianças desenvolvem atividades de lazer, lúdicas, oficinas socioeducativas, projetos, entre outros. O PETI é um Programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tendo como objetivo a erradicação do trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos, garantindo o acesso à escola e a educação sócio-escolar. Esse programa estabelece parcerias com os governos estaduais e municipais para o acesso do atendimento às crianças.