Após fortes chuvas Secretaria de Viação e Serviços Rurais realizam trabalhos no interior do município

Publicado em: 28/07/2015 14:32

Irati tem em seu domínio territorial, 77 comunidades espalhadas pelo interior, com uma extensão de 961,99km². Segundo o Censo de 2010, a população residente no interior chega a mais de 20% do total de habitantes. Para atender a todos esses moradores, a administração municipal, através da Secretaria de Viação e Serviços Rurais, necessita de um trabalho incansável, contando com diversas máquinas e funcionários habilitados para realizar o serviço. Devido à enorme extensão da área rural, aliada aos estragos provocados pelas fortes chuvas que assolaram a região nas últimas semanas e a escassez de manutenção dos últimos anos, boa parte das estradas rurais enfrentam graves problemas de trafegabilidade. Apesar de todo o esforço incansável da Secretaria de Viação e Serviços Rurais para adequar as estradas do interior, a situação de alguns pontos ainda preocupa.

A Administração Pública tem o posicionamento de dar assistência em toda a extensão do município, buscando cumprir tudo aquilo que se comprometeu com os moradores do interior do município. “Estamos cientes dos pontos de encalhadores existentes do município. As equipes da secretaria estão priorizando esses pontos críticos para melhorar a trafegabilidade das vias rurais. Devido às chuvas intensas nas últimas semanas os serviços foram comprometidos. Informamos ainda que as comunidades que ainda não receberam melhorias, certamente irão receber nesse segundo semestre o atendimento necessário para melhor trafegalidade nos locais”, relata o Secretário de Viação e Serviços Rurais, Peterson Salamão.

O secretário ainda pede a compreensão da população, pois todas as equipes da secretaria estão concentrando os esforços para equacionar as principais questões. Segundo Peterson o principal problema enfrentado tem sido às fortes e constantes chuvas. “Os cronogramas estão sendo cumpridos, no entanto as condições atmosféricas estão atrasando os trabalhos e deteriorando vários pontos que já haviam sido concertados”, destaca.

Desde o início de julho, Irati registrou mais de 300 milímetros de chuva, tendo que paralisar os serviços nas comunidades devido à instabilidade do tempo. Com o retorno do bom tempo, todos os trabalhos foram retomados nas comunidades. Nessa semana, a Secretaria está promovendo três frentes de trabalhos. “Estamos com três equipes, sendo que uma está na região do Guamirim, com trabalhos no, Pirapó, em pontos de encalhador, Boa Vista do Pirapó indo em direção ao Mato Queimado, lembrando que no Rio Corrente, já executamos a limpeza, abertura das valas de drenagem de água e a limpeza dos bueiros, nos próximos dias estamos entrando com o nosso maquinário fazendo o cascalhamento em Rio Corrente. Além disso, também estamos com uma equipe na região do Cerro da Ponte Alta, concluímos a subida da estrada geral do Cerro do Canhadão, que apresentava um grande encalhador. Em Rio da Prata, nós já fizemos os três piores pontos de encalhador indo agora no sentido de Valeiros, Cerro da Ponte Alta sentido Palmital com os pontos de encalhador. E a nossa última equipe está em Caratuva I, na estrada geral, realizando os pontos de encalhador, sendo que está previsto para essa semana os trabalhos em Linha Ordenança, realizando os serviços de pontos de encalhador. Ressaltamos ainda, como choveu bastante, o solo está muito encharcado e a situação das estradas está um pouco comprometida, nós estamos priorizando os pontos de encalhador, para realizarmos as melhorias necessárias nos locais. ”, conclui Peterson.