Prefeitura promove I Encontro de Salões de Beleza, Manicure e Pedicure de Irati

Publicado em: 27/07/2015 14:35

A Prefeitura de Irati, através do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde realizou na ultima segunda-feira, 27, o I Encontro de Salões de Beleza, Manicure e Pedicure de Irati, na Associação dos Servidores Públicos Municipais. O evento reuniu aproximadamente 45 profissionais da área de beleza e estética do município para discutir sobre as boas praticas dos procedimentos de manicure e pedicure.

O encontro tinha como objetivo sensibilizar estes profissionais sobre a magnitude de transmissão das hepatites B e C no âmbito de sua prática profissional, buscando proteger tanto os profissionais quanto seus clientes.

Transmissão das hepatites

A principal via de transmissão da hepatite B é a sexual, seguida da vertical (de mãe para filho) que pode ser através da gestação, parto ou amamentação. Também existe possibilidade de transmissão da doença por meio do compartilhamento de seringas e agulhas, contaminadas, colocação de piercing, procedimentos de tatuagem, manicure, pedicure com materiais não esterilizados, compartilhamento de objetos contaminados com sangue como escova de dente, giletes e aparelhos de barbear, transfusão de sangue contaminado, hemodiálise ou ainda sêmen e secreção vaginal. A transmissão da hepatite C ocorre por meio do sangue infectado, sendo a transmissão sexual e vertical pouco freqüente. Assim como na hepatite B, a hepatite C também pode ser transmitida através do compartilhamento de seringas e agulhas, contaminadas, colocação de piercing, procedimentos de tatuagem, manicure, pedicure com materiais não esterilizados.

As hepatites virais A, B, C, D e E podem causar infecção e inflamação aguda e/ou crônica do fígado e podem levar a cirrose e ao câncer de fígado. Estes vírus continuam a ser uma ameaça e são estimadas que 350 milhões de pessoas estejam infectadas com hepatite B crônica e 170 milhões de pessoas com hepatite C crônica.

Secom Prefeitura de Irati