Plano de Mobilidade Urbana é apresentado Audiência Pública no Centro Administrativo Municipal

 

Publicado em: 23/07/2015 14:36

Whatsapp

 

Estar atento às questões de mobilidade urbana é um dos grandes desafios da sociedade atualmente. O crescimento da frota de veículos nos últimos anos no país é visível. Somente Irati, possui uma frota de 28117 veículos, sendo que a mobilidade do município é dividida da seguinte forma 66,4% automóveis; 17,9% motocicletas; 9,2% caminhonetes; 5,6% caminhões; 0,5 ônibus; 0,4% micro-ônibus. 

Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana do município, foi apresentado na noite da ultima quinta-feira, 23, em Audiência Pública realizado no Centro Administrativo Municipal, o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana elaborada pela empresa Logintrans – Logística, Engenharia e Transportes Ltda.

A Lei de Mobilidade Urbana determina que todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes possuam o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que estabelece quais políticas publicas serão adotadas pelas prefeituras para melhorar os serviços de transporte público coletivo, a infraestrutura e acessibilidade dos cidadãos.

Este Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana tem vista ao desenvolvimento de estudo e diagnóstico dos aspectos institucionais, organizacionais e financeiros que compreendem ao planejamento e gestão dos serviços de Transporte Público do Município, bem como do Sistema de Transporte escolar e o sistema viário e trânsito. O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, analisa que esse projeto tem também a intenção da criação de novos acessos no trânsito da cidade. “Esta apresentação teve a preocupação de mostrar um direcionamento em que este plano vai contribuir como um verdadeiro legado para a cidade de Irati. Pois a intenção é melhorar as condições de trânsito e otimizar as linhas do transporte coletivo, verificando os veículos adequados para o transporte em linhas de menor demanda, como por exemplo a utilização de micro-ônibus. Encurtar também trajetos tendo um ponto de integração para distribuição de linhas para transporte coletivo. Além disso, temos a intenção da otimização dos recursos utilizados com o transporte escolar, bem como soluções viárias da cidade de Irati para facilitar o acesso dos bairros ao centro e vice-versa, caminhos para instituições que a demanda de tráfego é muito grande como a Unicentro e buscar alternativas para desafogar o tráfego na 153. Esse projeto traz discussões da utilização de mão dupla e de mão única em algumas vias de nossa cidade para que o bom fluxo do trânsito de Irati aconteça. Portanto todas essas soluções estão contempladas em um verdadeiro presente para Irati que é o Plano de Mobilidade Urbana”, relata Odilon. 

Confira as propostas apontadas pela Logintras visando melhorar a mobilidade urbana do município

Mudanças nas vias – proposta de mudança em três importantes vias da cidade: Eliminação da rotatória na confluência entre as ruas 19 de Dezembro e XV de Novembro; Retorno do sentido duplo na Rua Alfredo Bufren e retirada do estacionamento de um dos lados da via; Retorno do sentido duplo nas Ruas Trajano Grácia e 19 de Dezembro.

Novas alternativas de acesso – estruturação da Rua Alexandre Paveslki, tornando uma alternativa de acesso do centro do município à BR- 153; Criar um caminho de acesso à Unicentro sem a utilização da BR- 153; Criar uma nova rota de acesso ao Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Calçadas – Melhoramento e implantação de rampas para portadores de necessidades especiais em todas as calçadas; Promover ações para a implementação de calçaadas em vias pavimentadas.

Transporte Público – Elaboração de percursos mais objetivos; oferecer as linhas existentes com mais frequência; linha Unicentro atender a Vila Raquel na volta para o centro da cidade; linhas Lagoa e Alto da Lagoa devem fazer um percurso mais rápido até o centro.

Ciclovias – Implantação de mais trajetos cicloviários na cidade.

 

Próximos passos

A Prefeitura agora estudará as propostas e decidirá quais serão aceitas. Sendo assim o Executivo deverá encaminhar as diretrizes do Plano para o Legislativo Municipal, antes de realizar qualquer mudança.