Programa Jovem Aprendiz

Publicado em: 19/08/2015 14:53

O programa Jovem Aprendiz foi implantado em Irati-Pr devido à parceria estabelecida entre Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

O programa possibilita que jovens com idade de 14 a 24 anos tenham acesso gratuito à aprendizagem profissional básica tornando-os capacitados a ingressar no mercado de trabalho como aprendizes; contribuindo para que as empresas locais cumpram a Lei Federal n°10097/2000 (Lei de Aprendizagem). Também visa o atendimento em especial à jovens de menor condição social e que possam estar vulneráveis a riscos sociais.

O principal objetivo é que os jovens conciliem o aprendizado prático com o teórico oferecido pelo programa e por não possuírem experiência, deve ser instruída da melhor forma possível a fim de que se tornem profissionais competentes. A Lei municipal n° 2502 de 22/12/2006 Institui o Programa “Jovem Aprendiz”, cuja finalidade é preparar o adolescente para o mundo de trabalho.

O município oferece o curso desde o ano de 2006, onde os jovens são classificados através de um teste seletivo e também pela avaliação da ficha socioeconômica.

O curso Auxiliar Administrativo e de produção Industrial, formou 152 jovens, em curso de 815 horas/aulas, distribuídas em 4 turmas (ano de 2006 à 2013) com duração de um ano e meio no período vespertino, realizado em espaço físico municipal. Destaca-se como disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Qualidade de Vida, Ética e Cidadania, Trabalho e Consumo, Interpretação de Textos Técnicos e Administrativos, Rotinas Administrativas e de Produção, Introdução à Informática, Desenvolvimento de Qualidades Pessoais, Saúde e Segurança no Trabalho, Fundamentos de Qualidade e Produtividade, Fundamentos de Materiais, Metrologia, Leitura e Interpretação de Desenho e Noções de Máquinas, equipamentos e ferramentas.

Curso de Auxiliar em Logística

O curso Auxiliar em Logística (em andamento - 2013 a 2015) está atendendo 40 alunos com a carga horária de 600 horas divididas em dois anos no período vespertino. O objetivo é identificar e executar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional, bem como identificar as estruturas orçamentárias das organizações e relacioná-las com os processos de gestão especifico.

O investimento para a realização dos cursos, parte da parceria entre Prefeitura Municipal de Irati e SENAI, onde o reembolso financeiro fecha num total de R$ 53.400,00 para o curso de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial e de R$ 72.478,00 para o curso de Auxiliar em Logística, ambos divididos em partes iguais para cada parceiro.

Dentre essas ações destaca-se a mobilização por parte dos jovens para arrecadação de fundos para elaboração da formatura, no qual são realizados festival de música, torneios de futsal, pasteladas, rifas, bazar entre outros, e também o apoio da prefeitura Municipal de Irati em patrocinar uma viagem de formatura até o litoral do estado.

Em 2015, 30 alunos do curso de Auxiliar em Logística se formarão, tendo como data o dia 30 de outubro de 2015. Também se destaca os cursos extracurriculares para aumentar o currículo de cada aluno, em parceria com Universidade local, CIEE e Agência do Trabalhador.

Secom Prefeitura de Irati