Comemorações alusivas ao Dia do Bombeiro são realizadas em Irati

 

Publicado em: 02/07/2015 15:19

Whatsapp

 

Na manhã desta quinta-feira, 02, foi realizada em frente ao Corpo de Bombeiros de Irati, uma solenidade que marcou o dia nacional da profissão no país. Na cerimônia foi lembrada a história dos bombeiros e a importância da data, além disso, os presentes cantaram a canção Soldado de Fogo.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, representantes do Corpo de Bombeiros de Irati, o Capitão Élcio Meira e a Tenente Spak, representando a Polícia Militar, o Capitão José Ribeiro Romão e a Tenente Angélica e o Comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre e secretários municipais. “Hoje é um dia de festa, dia de festejar essa importante corporação que tanto luta pelas vidas dos nossos cidadãos. E para comemorar essa importante data, estamos presenteando os nossos bombeiros com um pen drive, que conta de forma digitalizada todos os registros e tudo que o município possui, contando toda a história da corporação em Irati”, relata o Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath. 

Após a solenidade os presentes puderam verificar a exposição que conta um pouco da história da formação do Corpo de Bombeiros em Irati.

 

Corpo de Bombeiros

A história da formação dos Corpos de Bombeiros no país começa no século XVI, com a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

Na época quando havia um incêndio na cidade, os bombeiros eram avisados por três disparos de canhão, partidos do morro do Castelo, e por toques de sinos da igreja de São Francisco de Paula, correspondendo o número de badaladas ao número da freguesia onde se verificava o sinistro. Assim, os homens corriam para os aguadeiros, e a população fazia aquela fila quilométrica, passando baldes de mão em mão, do chafariz até o incêndio.

Os primeiros bombeiros militares surgiram na Marinha, devido os riscos de incêndio nos antigos navios de madeira; A denominação de bombeiros deveu-se a operarem principalmente bombas d’água, dispositivos rudimentares em madeira, ferro e couro.

No ano de 1856, quando o Imperador Dom Pedro II, preocupado com o grande perigo de incêndios na capital do Brasil, na época, Rio de Janeiro instituiu por meio do Decreto Imperial nº 1775, datado de 02 de julho de 1856 o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte no Rio de Janeiro, sendo este considerado o primeiro serviço de extinção de incêndio em todo o país, data em que é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro e a semana de prevenção a incêndios instituídos pelo Decreto Federal nº35.309 de 02 de abril de 1954.

A história do Corpo de Bombeiros do Paraná, surge com a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários, em Curitiba. Fundada pelo, então presidente da Província Paranaense, Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em 1882. A Sociedade visava satisfazer a necessidade da população paranaense em combater o fogo, porém, somente após 30 anos, no dia 8 de outubro de 1912, lhe foi concebida autonomia e assim surge o Corpo de Bombeiros do Paraná, após a leitura da ordem do dia, realizada pelo Major Fabriciano do Rego Barros, primeiro Comandante da corporação.

O Corpo de Bombeiros de Irati teve seu Destacamento criado em data de 08 de dezembro de 1.948, em consequência da visita do Governador do Estado do Paraná, Sr. Moisés Lupion, por ocasião da festa do Trigo em Irati.

Em 12 de setembro de 1949, foi oficialmente inaugurado o Destacamento do Corpo de Bombeiros de Irati, sendo constituída uma Guarnição formada por um 3º Sgt e dois soldados e uma Viatura, caminhão Ford, ano 1940 que passou a pertencer a Prefeitura Municipal.

Secom Prefeitura de Irati