Estrelas vão brilhar encanta o público Iratiense

Publicado em: 02/12/2015 11:45

Ao olharmos para o céu toda a noite, procuramos estrelas com todo o seu brilho. O brilho das estrelas é produzido por parte de sua energia, que se irradia pelo espaço sob a forma de luz. Na noite desta terça-feira, 1°, o Centro de Eventos Italiano estava repleto de estrelas para o espetáculo As Estrelas Vão Brilhar. A apresentação é uma realização do projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Irati, através das Secretarias de Cultura Patrimônio Histórico e Legado Étnico e Educação, chamado Música nas Escolas, sob orientação Professor Rondon Gustavo Mansani.

Música nas Escolas é um programa piloto, que tem como objetivo aproximar o aluno com o universo da música e com os instrumentos musicais dentro da rede municipal de ensino no município de Irati. Atualmente o projeto acontece em três escolas do município, Escola Irmã Helena Olek, Escola João Paulo II (Caic), Escola Francisco Vieira de Araújo, além da Guarda Mirim.

O programa está em desenvolvimento há nove meses e os frutos já estão sendo colhidos. Recentemente, as Fanfarras Famursee e Guarda Mirim participaram do Terceiro Concurso de Fanfarras e Bandas em Antônio Olinto. A Guarda Mirim obteve o primeiro lugar em sua categoria técnica e a Famursee, fanfarra da escola Irmã Helena Olek, no quesito musical, conquistou a maior nota de todos os participantes.

As estrelas vão brilhar

A noite desta terça-feira, 1°, foi repleta de estrelas. Além das apresentações das crianças do Projeto Música nas Escolas, o Coral Gaudeamus in Domino, subiu ao palco do Centro de Eventos, cantando lindas músicas de seu repertório.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, da Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski, a Secretária de Educação Claudia Zanlorenzi, o vereador Antônio Celso de Souza e é claro pais e toda a comunidade Iratiense.

O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, fala da alegria de poder prestigiar essas crianças. “ Quero cumprimentar a todos os envolvidos da Secretaria de Educação e Cultura, por esse projeto que se chama Música nas Escolas. Temos o melhor IDEB do sul do Paraná, fruto de um grande trabalho de todos os professores e alunos para que esse índice esteja com essa classificação e qualidade do ensino. E essa qualidade, também se faz com a música, além da matemática, português, história, geografia, ciência se faz com música teórica e prática, com recurso investido no futuro da nossa cidade. Quero parabenizar aos pais que incentivaram aos alunos para que essas crianças pudessem estar participando desse projeto, pois sem o apoio de todos, essas estrelas não poderiam brilhar aqui hoje”, conclui Odilon.

Secom Prefeitura de Irati