Metas do Planejamento Plurianual de Educação são superadas em três anos

Publicado em: 17/12/2015 13:17

A Prefeitura Municipal de Irati, diariamente busca a melhoria da qualidade de vida dos iratienses em todos os setores. A Atual Administração Municipal tem investido, principalmente na saúde e educação do município. Somente em 2015, Irati teve diversas conquistas nestes setores, como o investimento em mobiliário para as Escolas Municipais, uniformes gratuitos para todos os alunos da rede municipal de ensino, além da entrega de Postos de Saúde ampliados e reformados para todos.

Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação traçou no plano plurianual da administração diversas metas, como: diminuir a defasagem na leitura e escrita do 3° ano de 64,88% para 20%, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Município de 5,6 para 6,0, aumento na oferta de Ensino de Jovens e Adultos, além de diminuir em 50% a demanda de vagas na educação infantil.

Recentemente a Administração Municipal, realizou um levantamento que demonstrou um grande avanço em todas as metas propostas há três anos, elevando o índice do IDEB, aumentando a oferta de Ensino de Jovens e Adultos, diminuindo a defasagem da leitura e escrita do 3° ano, além da redução da demanda de vagas da educação infantil. A Secretária de Educação, Claudia Zanlorenzi, conta como está sendo a evolução da educação do município. “Desde 2013, estamos trabalhando efetivamente nas nossas metas para a educação do município. Entre estas estratégias destaco o trabalho efetivo das professoras e o acompanhamento das coordenadoras pedagógicas, a partir de seus planos de ação, realizando avaliações diagnósticas de todas as turmas bimestralmente com gráficos e fichas de monitoramento de habilidades que são refletidas junto à equipe da escola, pensando principalmente nos alunos que necessitam de auxílio. Por isso, temos investido nos contra turnos e no nosso projeto PIA (Projeto de Intervenção Pedagógica) que abrange os alunos do ensino fundamental, pois é importante e primordial ter uma base sólida, além é claro de todo trabalho exercido junto aos CMEIS”, explica Claudia.

O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, fala da alegria de poder verificar as metas alcançadas no planejamento da Secretaria Municipal de Educação. “Esses números mostram porque Irati tem o melhor IDEB do sul do estado, resultados que refletem também nas pesquisas da Revista Istoé, sistema Firjan, apontando Irati entre as 22 melhores cidades de porte médio para viver no estado se destacando como líder pelos Campos Gerais, Sul e Centro do Paraná. Nós implantamos a avaliação diagnóstica do ensino fundamental e a reflexão da aprendizagem a partir da mesma com ações efetivas em todas as escolas, fazendo assim que diminuíssemos a defasagem da leitura e escrita de 64,88% para 9% em 2015, principalmente nas escolas que precisavam de um apoio pedagógico mais consistente, superando a meta que era de diminuir para 20% a defasagem até 2016, e em várias escolas reduzimos para 0% o índice de alunos abaixo da média. O crescimento da educação é a olhos vistos, com novos móveis, carteiras, uniformes gratuitos pela primeira vez para todas as crianças de todas as escolas e CMEIS, refletindo no excelente trabalho dos professores, coordenadores, das diretoras das escolas municipais e de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Irati, ” relata Odilon.

IDEB

Em 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, divulgou o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica e com o índice de 6,1, o município de Irati, superou as metas previstas para 2013.

O IDEB é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. O índice observado de Irati em 2013 superou os números estaduais e nacionais para a rede pública de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. No Brasil, os alunos do  5° ano atingiram uma média de 4,9 na rede municipal e, no Paraná, o número registrado foi de 5,8 na rede pública no IDEB. Em 2013, quando a atual gestão da Secretaria de Educação assumiu o trabalho no município, foi realizado um diagnóstico da aprendizagem e, a partir destes dados, foi feito um acordo com todas as escolas sobre suas metas. Entre elas, estava a de realizar o acréscimo de 2 décimos no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica - IDEB.

Defasagem na leitura e escrita do 3° ano

Há três anos, alunos do 3° ano, apresentavam uma defasagem de leitura e escrita de 64,88%, verificado após a avaliação realizada, principalmente em onze escolas da rede municipal. Após o PIA (Projeto de Intervenção na Alfabetização) constatou- se uma defasagem de apenas 9,31%.

Diminuir a demanda de vagas na educação infantil

No diagnóstico inicial feito em 2013, a partir das listas de esperas dos Centros Municipais de Educação Infantil eram de 876 crianças e em 2015. Após ações de cadastros da Secretaria Municipal de Educação, o número de crianças diminuiu para 60 crianças, ultrapassando a meta prevista de redução de 50% para 93,15%.

EJA

Em 2014, haviam seis escolas atendendo 38 alunos. Em 2015 o número saltou para três escolas atendendo a 50 alunos, sendo que o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, iniciou com oito alunos e atualmente possui aproximadamente 33 alunos.

Secom Prefeitura de Irati