Irati sobe 19 posições no ranking estadual – Índice Firjan

Publicado em: 18/12/2015 10:48

O município de Irati subiu 19 posições no ranking estadual, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que mede o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras. Irati ficou à frente de todas as outras cidades da região e superou todos os municípios da região dos Campos Gerais.

O boletim divulgado no mês de dezembro, mostra a evolução do desempenho em diversos quesitos. Em 2010, Irati ocupava a 85ª posição no estudo e em 2011, a 67ª. Após a 56ª colocação em 2012, no ano de 2013, a cidade alcançou o melhor índice desde que o levantamento é realizado, atingindo a 37ª colocação.

Segundo os dados verificados, a nota 0,9 na saúde foi determinante para o resultado. Foi no ano de 2013, ano base para o estudo divulgado, que a Prefeitura assinou a reforma de mais de 10 Unidades Básicas de Saúde, além da conquista dos recursos para a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da Vila São João, que está em construção. A Prefeitura também está construindo 3 novas Unidades Básicas, no Bairro Fósforo, Joaquim Zarpelon e Pirapó.

Para o Prefeito Odilon Burgath, a expectativa é que os próximos resultados sejam ainda mais positivos. “No ano de 2013, nós havíamos garantido os recursos para estas conquistas, agora, já estamos executando as obras e muitas já foram entregues. A saúde puxou os bons resultados, e nós tivemos outras ações como a Equoterapia que veio na sequência”.

Outros setores como educação, emprego e renda, também foram bem avaliados, com nota 0,8. Da mesma forma, nestas áreas, são boas as perspectivas para os próximos levantamentos. Em 2015, a Prefeitura fez a primeira entrega de uniformes escolares, que será atualizada com mais uma entrega em 2016, além do início das obras de uma nova escola municipal em Gonçalves Júnior. “Assim como na saúde e educação, a Administração Municipal vem atuando firmemente no apoio na geração de renda e emprego. Podemos tomar como exemplos a criação do Progride em 2013 e a recente sanção da Lei 4060 que garante exclusividade aos micro e pequenos empresários iratienses, preenchidos os requisitos, nas compras da Prefeitura no valor de até R$ 80 mil reais. Todos estes resultados positivos são gratificantes, mas ao mesmo tempo, demonstram a necessidade de enfrentar desafios e problemas como as demandas de pavimentação. São números que fortalecem os trabalhos, um fator motivacional, sem acomodação”, ressalta Odilon.

O boletim da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro é considerado referência nas áreas avaliadas e traça um diagnóstico detalhado de todas cidades do país.

O que é o IFDM?

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Como é feita a leitura?

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Secom Prefeitura de Irati