Prefeitura cancela carnaval e dinheiro será usado em obra para conter Alagamentos na Área Central

Publicado em: 07/01/2016 15:46

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 07, o Prefeito de Irati, Odilon Burgath anunciou em seu gabinete, o cancelamento do carnaval 2016. O valor que seria destinado a festividade de aproximadamente R$ 100 mil, será revertido para a primeira, de uma série de oito intervenções na parte central do Arroio dos Pereira, em busca de solucionar os problemas de alagamentos que afetam a área central do município.  O valor total do projeto é de aproximadamente R$ 1,4 milhão. A data da primeira intervenção está prevista para começar dentro de 60 dias, devido ao processo licitatório.

O município de Irati, desde sua emancipação, tem problemas com as fortes chuvas que caem na região, dentre várias situações, podemos citar o relevo acidentado da cidade. Durante os 108 anos de sua história Irati teve grandes enchentes e alagamentos que não saem da memória dos munícipes. Além disso, os alagamentos ocorridos em 2015, devido a vazão limitada no Arroio dos Pereira, fizeram com que a Administração Pública, buscasse soluções para a resolução do grave problema. “A Prefeitura de Irati, está há muito tempo preocupada com os alagamentos e as fortes chuvas que assolam nossa cidade e toda a região. Nós, desde 2014 estamos realizando um grande trabalho na dragagem do Rio das Antas com investimento de aproximadamente R$1 milhão, para solucionar os problemas de enchente em Irati e isso foi muito positivo, pois, em 2015 com as fortes chuvas não tivemos problemas na extensão dragada. Quero ressaltar que precisamos de intervenções também no Arroio dos Pereiras, que vem causando alagamentos no centro da cidade, decorrentes das chuvas torrenciais. Desde 2014, buscamos recursos do Governo Federal e Estadual para a execução da obra de intervenção no local, que tem um custo que ultrapassa R$1 milhão, porém decidimos no início deste ano, o Cancelamento do Carnaval de 2016, para a realização da primeira etapa desta intervenção, que custará aproximadamente R$120mil. Nós pedimos a compreensão de todos, pois sabemos da importância da festa, mas temos uma prioridade que é solucionar os problemas no Arroio dos Pereira”, relata o Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath.

O Projeto de Intervenção no Arroio dos Pereira custará aproximadamente R$1,4 milhões e será realizado em oito etapas: 1 – Descarga do Arroio no Rio das Antas / 2 – Ponte Rua Coronel Saboia / 3 – Ponte Rua da Liberdade / 4 – Galeria de 1m a 2,5m da Rua Carlos Thoms / 5 – Comporta na entrada da galeria do Arroio dos Pereira / 6 – Tubulação a 1m; Rua Carlos Thoms / 7 – Ponte Rua Coronel Emílio Gomes / 8 – Ponte Rua Alfredo Bufrem.

Descarga do Arroio no Rio das Antas

Para esta primeira intervenção, serão investidos R$120 mil de recursos próprios da Prefeitura e nesta etapa será realizada a mudança de desague do Arroio dos Pereira no Rio das Antas. Atualmente, neste local, há um estrangulamento devido ao Arroio dos Pereiras desaguar no Rio das Antas num ângulo de 90 graus, justamente no ponto em que o Rio sofre um estreitamento de cerca de 3 metros, o que dificulta a vazão obrigando o volume de águas voltar para o Arroio dos Pereiras, causando desta forma os alagamentos na área central.

Com a obra, o ângulo do desague do Arroio será alterado, alargando em cerca de 3 metros o Rio das Antas. Além disso, serão confeccionados muros de arrimos e contenções necessárias, dobrando o número de passarelas no local e reconstruindo as existentes. “Esta primeira intervenção também contempla a reconstrução da passarela que existia no local e a construção de uma segunda passarela no Arroio dos Pereiras, além disso todo o acesso está mantido através da Travessa Coronel Saboia”, explica o Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Sandro Podgurski.

O Carnaval de 2015, custou R$95 mil para a Administração Pública, com o cancelamento da edição deste ano, o valor de aproximadamente R$100 mil será utilizado para intervenção no Arroio dos Pereira.

Secom Prefeitura de Irati