FEIRA AGROECOLÓGICA ACONTECE NA UNICENTRO

Publicado em: 11/03/2016 16:18

Na tarde de quinta-feira, 10, aconteceu na Unicentro mais uma feira de agroecologia (feirinha), no qual a prefeitura de Irati é parceira, fazendo o transporte dos feirantes até a universidade  e executando um trabalho de acompanhamento através da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. Segundo a professora  Fernanda Ikulta, trata-se de um projeto  de extensão universitária, que existe há seis anos, em Guarapuava e há dois anos foi expandido em Irati, e tem como objetivo,   fomentar espaços de comercialização de alimentos agroecológicos de famílias camponesas da nossa região. Oferecer  espaço de diálogo entre universidade e  comunidade.  Proposta  de ampliar o acesso da população consumidora a  alimentos agroecológicos, alimentos saudáveis, produzidos por famílias  produtoras da região que produzem alimentos livres de agrotóxicos,  de qualquer insumo químico industrializado, e livres de transgênicos  e com mão de obra familiar, sem explorar trabalho  de terceiros. Assim se produz com respeito à natureza, não polui, nem terra, água nem solo, cuida-se  da sua saúde e preserva a saúde  do consumidor que vai ter maior acesso a esses alimentos.

A professora Ani Geraldi Pimentel, destaca que por ser um projeto de extensão , o espaço é aberto, a intenção é  atrair a comunidade , trazer as pessoas para participar, poder consumir os produtos e participar da roda de mate. A roda de mate debate, acontece uma vez por mês, sempre na primeira semana do mês,  enquanto que a  feira de produtos acontece todas as quintas-feiras. Os produtores que comercializam os produtos na feirinha na Unicentro, pertencem  a um grupo de agricultores familiares de  a Irati e região, vinculados a Associação Assis. A prefeitura de Irati, participa com transportes dos feirantes para a Unicentro. Para os agricultores trata-se de fonte de renda, os consumidores compram um produto agroecológico com certificação e por isso pagam um preço menor por um produto de qualidade. A través de parceria a Unicentro   acompanha a produção dos produtos.

O Professor Marcelo Barreto, diz que os produtos da feira são diferenciados, por ser da agroecologia. Respeita-se o ciclo da natureza, os saberes tradicionais, e isso traz uma diferença no preço.  São mais baratos que os  produtos  orgânicos. Quem compra na feira, paga um preço justo, não há exploração.  Barreto  destaca que os  universitários,  professores, funcionários da instituição, participam ativamente da feira. Temos até bolsistas que colaboram com a montagem da feira, com as rodas de mate debate, dão assistência aos agricultores.  São cerca de quatro ou cinco alunos, que  são bolsistas  e  recebem uma bolsa no projeto.

Nos dias 06 e 07 de abril irá acontecer  na Unicentro em Irati, o lançamento-debate do Dossiê ABRASCO. inscrições gratuitas a partir de 16 de março em:http://eventos.unicentro.br/abrasco2016

Secom Prefeitura de Irati