Prefeitura recebe confirmação de dois casos de Zika Vírus

Publicado em: 18/03/2016 17:21

Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria de Saúde, recebeu a confirmação de dois casos de Zika Vírus positivos importados, sendo que um deles, trata-se de uma gestante. Um dos pacientes foi infectado na região sudeste do país e o outro na região norte do Paraná.

A Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Saúde, realiza diariamente diversas ações, combatendo o Aedes aegypti, além disso, a Administração Municipal, tem realizado ações de orientação, conscientização e mutirões de limpeza.

Em todos os casos em que são encontrados munícipes com sintomas suspeitos como febre, dor de fundo dos olhos, manchas na pele, cefaléia, dor nas articulações, efeitos causados pelo Aedes Aegypti, o setor de endemias através dos agentes da dengue realiza o trabalho de bloqueio que abrange um raio de 300m da residência do caso suspeito.

Ações cotidianas em Irati

A Secretaria de Saúde, através do setor de endemias, realiza constantemente vistorias em todos os prédios do município, particulares ou da administração pública. Os agentes da Secretaria Municipal de Saúde estão em campo desenvolvendo ações, diariamente, de orientação sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus, além de realizarem palestras em escolas particulares e públicas, como a palestra realizada para as mães na Apae no dia de ontem, para conscientizar os alunos sobre os perigos da dengue e os cuidados para que o Aedes Aegypti não se prolifere.

Ações administrativas

Em muitos casos a Vigilância Sanitária se depara com locais onde há terrenos baldios, em que há um descuido do proprietário quando a manutenção do local. Nestes casos, os agentes de endemias realizam a vistoria verificando se há ou não focos de mosquito. Se for verificado a positividade do foco, a Secretaria de Saúde entra em contato com o proprietário do terreno para a limpeza do local. Caso não haja a limpeza, o proprietário é notificado de acordo com o Código de Saúde do Estado do Paraná e é multado com o descumprimento da notificação.

Em pontos estratégicos, como ferro velho, cooperativas, borracharias, cemitérios, os agentes de endemias realizam a verificação constantemente, conforme preconiza a lei. Além disso, toda a denúncia é verificada pela vigilância sanitária e coordenação e supervisão de endemias que realizam a fiscalização e esse trabalho constante contra o mosquito da dengue.

A Administração Pública, durante os últimos três anos tem realizado um grande trabalho visando a adequação do município na retirada de materiais. Desde 2013 foram queimados 37612 pneus / descontaminadas  112000 lâmpadas / reaproveitados – 28618 eletrônicos. Além disso, somando-se, os dois mutirões realizados pela Prefeitura Municipal de Irati, foram recolhidas mais de 15 toneladas de material reciclável.

Secom Prefeitura de Irati