Ranking nacional da transparência aponta Irati como a oitava colocada do Estado

Publicado em: 13/06/2016 16:41

Na última semana, o Ministério Público Federal, divulgou o nível de transparência de estados e municípios brasileiros, através do Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

O município de Irati, alcançou média 8, nas duas avaliações realizadas. A média conquistada, fez com que a cidade figurasse entre as 20 melhores do estado, ficando em 8°, à frente de Ponta Grossa (75°), Guarapuava (160°), Fernandes Pinheiro (142°), Teixeira Soares (229°), Rebouças (354°), Rio Azul (376°), União da Vitória (116°), Prudentópolis (127°), dentre outras localidades da região.

O Prefeito de Irati, Odilon Burgath, faz um balanço da avaliação. “O Portal da Transparência de Irati, mostra todos os gastos, a utilização do recurso público e tudo aquilo que dispõe a lei. Para avaliar os portais, o Ministério Público Federal organiza essa pesquisa nacional e aponta quem tem as melhores notas e os melhores portais e Irati foi classificado em oitavo lugar, dentre 399 municípios no estado do Paraná, isso mostra o nosso compromisso, com a seriedade, informação, clareza e transparência dos gastos públicos”, explica Odilon.

O ranking da transparência do estado do Paraná pode ser acessado através do site

O ranking de transparência de todo país pode ser acessado através do site.

Secom Prefeitura de Irati