Cascalheiras voltarão a operar no interior

Publicado em: 13/01/2017 13:43

Mina no Pinho é ativada e vai atender estradas da região

A Prefeitura de Irati vai retomar a utilização da cascalheira própria e das 28 terceirizadas. A primeira, que voltou a operar, foi a do Pinho de Baixo – local onde iniciaram os trabalhos de melhorias das estradas do interior. Com a utilização de todas, a Secretaria de Viação e Serviços Rurais espera gerar economia no transporte, uma vez que todas estão bem distribuídas nas localidades rurais do município.

Para melhorar as condições de acesso dos moradores da região do Pinho ao centro da cidade, a Prefeitura está retirando cascalho da própria cascalheira local. “Somente vamos retirar o material na mesma região onde será aplicado. Assim, teremos um custo menor na aplicação de cascalhamento”, explica o secretário Anselmo Stadykoski.

Ele relata que a equipe trabalha com severas limitações nos equipamentos porque apresentam muitos problemas mecânicos. “A escavadeira hidráulica de grande porte quebrou há mais de um ano está parada e, por isso, está parada. Estamos operando com uma pequena”. Stadykoski diz que esta não é apropriada para extração do cascalho, e que o serviço só é possível devido à habilidade do operador. A equipe trabalha com uma escavadeira hidráulica, um britador e uma pá carregadeira.

O prefeito Jorge Derbli esteve na cascalheira para conhecer sua estrutura. “O material que encontramos aqui é muito bom. Esta mina vai ajudar a cascalhar todas as estradas do Pinho de Baixo e Pinho de Cima”.

CASCALHEIRAS EM TODAS AS REGIÕES

O secretário diz que as 28 cascalheiras disponíveis no município atendem todas as regiões porque são bem distribuídas no território. A cascalheira própria do município, localizada na comunidade de Governador Ribas, está desativada há mais de 10 anos. “Para ser explorada, necessita ser dinamitada na sequência”. Esta servirá para cascalhar as estradas do Guamirim, Faxinal dos Ferreira, Água Mineral, Água Clara e Faxinal dos Neves.

Texto/foto: Assessoria de Comunicação