Município busca parceria com Sanepar para resolução do aterro sanitário

Publicado em: 05/04/2017 15:05

Na manhã da segunda-feira (3), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve em Curitiba para uma reunião com diretores e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. Um dos assuntos tratados foi a situação do aterro sanitário em que o prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Junior Benato, também participou do encontro na busca de uma parceria para solucionar o problema.

Derbli e Benato expuseram a situação dos aterros sanitários da região ao diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, e ao presidente Chaowiche. A ideia é fazer uma parceria com a Sanepar para a destinação e gerenciamento dos resíduos. “O encontro foi muito positivo porque já tivemos um retorno da entidade. Técnicos da Sanepar farão uma visita em nossa região para coletar dados da produção de lixo de cada município da Amcespar e, também, já vislumbrar um terreno para o projeto”, destaca Benato.

O aterro sanitário de Irati, por exemplo, trabalha com sua capacidade máxima. “Este é um dos nossos grandes objetivos em dar solução nesta gestão. Como este problema não é só de Irati, estamos buscando uma forma de atender toda a Amcespar. Por isso, este trabalho está sendo conjunto”, ressalta Derbli. Para se ter conhecimento, são geradas 35 toneladas de resíduos por dia e o espaço não comporta mais lixo.

Já, com o diretor de Operações da Sanepar, Paulo Roberto Dedavid, o prefeito de Irati tratou da ampliação da rede de esgoto dos bairros Engenheiro Gutierrez e Tucholka. “Na semana passada, estive em uma reunião com a comunidade de Gutierrez e uma das solicitações dos moradores era a melhoria neste serviço de saneamento básico”, destacou Derbli, que levou o pedido à companhia. Sobre o bairro Tucholka, o município está em fase final na tramitação da regularização dos terrenos para que possa receber os serviços de saneamento básico. Dedavid também recebeu informações sobre a falta de água na cidade.

Chaowiche e sua equipe receberam todos os projetos e acolheram as propostas dos prefeitos. "Eu faço questão de receber os prefeitos na Sanepar. É muito importante trabalharmos em parceria para levarmos mais qualidade de vida e saúde para todos os municípios que a Sanepar atende”, finalizou.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação