Programa antitabagismo de Irati retorna na próxima semana

Publicado em: 28/04/2017 12:30

O programa de combate ao tabagismo em Irati retorna totalmente reestruturado a partir da próxima semana. Após formação de nova equipe, definição de local adequado para as reuniões, e com novas propostas de divulgação, o atendimento às pessoas que pretendem abandonar o tabaco retorna a partir do próximo dia 04 de maio.

As sessões de terapia e acompanhamento serão realizadas todas as quintas-feiras, às 18h, nas dependências da unidade de saúde Adhmar de Araújo. Todo o processo segue as normas estipuladas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para maiores informações, o telefone é 3907 3122.

Mudança de nome

Nesta nova etapa, o programa antitabagismo em Irati quer adotar nova nomenclatura. Uma ideia da Secretaria Municipal de Saúde é lançar um concurso envolvendo as escolas do município e incentivando os estudantes a desenvolverem temas relacionados ao combate ao vício e também ao programa antitabaco.

Segundo informações dos coordenadores do programa, alunos do 1º ao 5º ano poderiam participar de um concurso de desenhos, e os estudantes do 6º ao 9º ano, de um concurso para escolha de nome ou slogan para o referido programa.

A alteração do nome pretende desfazer uma falsa interpretação junto à comunidade, já que o título até então usado - “Irati Livre do Tabaco” – pode criar a imprecisa alusão de combate à fumicultura, que é fonte de renda para muitos produtores. A coordenação quer tornar evidente que o programa não visa combater a produção do fumo, mas auxiliar as pessoas que queiram espontaneamente abandonar o hábito de uso dos derivados do tabaco.

Equipe

Também foi estruturada uma nova equipe que vai desenvolver as ações do programa em Irati a partir da próxima semana. Ela será composta pela enfermeira Luciane da Luz Correia, pela psicóloga Francine Dorotea Martins de Paula Santos Lima, pelo médico José Epimenides de Siqueira Neto e pelo farmacêutico Armando Rutyna.

Leandro Ditzel, que iniciou e foi coordenador do programa municipal por anos, continuará prestando apoio e repassando a experiência adquirida. Ele destaca que a premissa também é atingir as pessoas através da prevenção e orientação quanto aos malefícios do tabagismo, antes que o vício seja adquirido. “Esta profilaxia e esclarecimento vai em direção à ideia de levarmos este assunto à sala de aula, como já mencionamos o concurso, de forma que aí também atinjamos um outro público potencialmente importante, que são as crianças e os jovens”, salienta.

Tabagismo é doença e pode ser tratada

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Trata-se de um problema de saúde pública global que mata milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, por meio da Rede de Tratamento do Tabagismo, são articuladas ações para o controle do tabagismo nos estados e municípios, junto com a sociedade civil e organizações não-governamentais.

Em Irati, o programa foi implantado em maio de 2007. Desde então mais de 1.000 pessoas já passaram por ele, com objetivo de livrarem-se da dependência da nicotina.