Asfalto Irati a São Mateus teve consulta pública

Publicado em: 04/05/2017 14:12

Aconteceu na tarde ontem (03), no auditório Margot Malucelli, da 4ª Regional de Saúde, a consulta pública sobre a pavimentação da PR-364, ligando Irati a São Mateus do Sul. As dependências do salão foram tomadas por pessoas interessadas em saber dos detalhes da obra.

A abertura do evento foi feita pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, que fez uma rápida abordagem da situação incômoda que esta rodovia representa para o Paraná. “É uma obra discutida há muitos anos e até gera uma certa desconfiança. O que vamos apresentar nesta consulta pública, é o projeto que temos junto ao BID”, salientou. Também fez parte da organização e colaborou com esclarecimentos a equipe técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A reunião teve três momentos distintos: a apresentação do projeto em aprovação pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apresentação do projeto total de engenharia e perguntas feitas pela plateia. Para esta última etapa, fichas foram distribuídas previamente aos interessados, que puderam optar por se expressar verbalmente ou de forma escrita.

Além do material explanado durante a apresentação, a organização do evento também disponibilizou o acesso virtual à documentação, hospedada no portal  www.infraestrutura.pr.gov.br/ . No box “Consultas Públicas”, já no topo da página, entre outras obras, o cidadão poderá baixar arquivos com a síntese do projeto, o estudo ambiental e sua avaliação econômica.

Projeto prevê acessos aos municípios

No total, serão 47,71km de pavimentação, passando por três municípios, o que representa uma obra que terá impacto num público aproximado de 120 mil pessoas.

A rodovia terá faixas de rolamento com 3,50 m cada, acostamento com 2 m, e também ganhará uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 21,60 m de extensão. Há estudo para se limitar a velocidade a 80 km/h.

Também foram projetados os acessos aos municípios de Irati e São Mateus do Sul, e a interseção no ponto ligando à estrada que leva a Rebouças. Em Irati, a confluência com a BR-153 está prevista em forma de viaduto. Em São Mateus do Sul, haverá ciclovia no início do trecho de perímetro urbano. Haverá necessidade de desvio do tráfego para execução da pavimentação e logística de meia pista no andamento da obra.

O montante de investimentos é de R$ 143.023.473,51. A previsão é de que a licitação internacional ocorra ainda no primeiro semestre.

Uso da palavra permitiu esclarecimento de dúvidas

Em seu pronunciamento, o secretário Pepe Richa disse que a pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul “representa indução ao desenvolvimento econômico dos municípios da região, facilidade no escoamento da produção e acesso a saúde e educação”.

“Esta audiência é mais uma etapa que vencemos, dando a segurança de que a obra agora realmente vai acontecer. Temos o Governo do Estado que vai investir 46% na sua execução, e isso é uma vitória para toda a região, que terá maior desenvolvimento”, declarou o prefeito Jorge Derbli. O prefeito de Irati também questionou ser haveria possibilidade criar um aditivo no projeto para construção de uma marginal na região do Riozinho e Unicentro, visando maior segurança. Em momento de descontração ainda perguntou se “o asfalto vai começar por Irati”.

O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, disse que irá negociar com o Estado melhorias no acesso de Rebouças até a rodovia PR-364. O prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelski, também se pronunciou, comemorando os avanços que a região vai conquistar com a rodovia pavimentada.

A consulta teve principalmente a participação de pessoas da comunidade. Entre as principais dúvidas, a questão dos acessos às propriedades, eventuais indenizações, valor e prazo para pagamento. Outra questão levantada foi que uma das alças do viaduto previsto para Irati desemboca na chamada “curva da morte” na BR-153, em Riozinho, em direção a Rebouças.

Ficou esclarecido que todos que forem afetados pela obra serão indenizados, com valoração das áreas a preço de mercado, tentando fazer os projetos de forma administrativa. Também ficou assegurado que as propriedades às margens terão previsto o seu acesso, senão igual, melhor aos que já existem.

O projeto também prevê retirar a rodovia do meio do Bairro Riozinho, desviando para uma área menos habitada, visando maior segurança, e a atual via deverá ser municipalizada.