Linha E de Itapará ganhou curso de apicultura

Publicado em: 25/05/2017 16:29

Foi realizado durante esta semana, em Linha E de Itapará, um curso de apicultura, ministrado a 15 produtores da região. O treinamento, dentro da categoria pecuária de pequeno porte, visa criar abelhas para produção de mel, cera, própolis, pólen e rainhas.

Com carga horária total de 32 horas, a capacitação efetuada pelo SENAR-PR, abordou considerações gerais sobre apicultura e a relação entre o homem, as abelhas e o ambiente.

Conteúdo

Os participantes foram inteirados sobre a apicultura através da história e a apicultura no Brasil, aspectos econômicos e sociais envolvidos na atividade, noções de anatomia e fisiologia das abelhas, a família das abelhas, castas e comunicação, medidas da colmeia padrão, e uso da cera alveolada.

Entre o ferramental e material apícola, os participantes receberam instruções sobre alimentador, tela excluidora, indumentária de proteção individual, fumegador, formão, escova e aparelhagem para extração de mel.

O curso também repassou orientações e recomendações sobre instalação ideal do apiário, pastagem apícola e plantas melíferas, alimentadores e época apropriada para alimentação. Constaram da capacitação temas como a interferência do homem na vida da colônia, revisões, reforço das colmeias fracas, controle da enxameação, transporte de colmeias, seleção genética, introdução de rainha, união de colônias e avaliação da força populacional.

Do processo final, houve abordagem sobre colheita do mel, obtenção da qualidade, procedimentos para a colheita, extração e estocagem, Serviço de Inspeção Federal (SIF), pesos e medidas e rotulagem. Outros temas integraram o treinamento, como principais predadores, doenças das abelhas e aspectos apícolas como polinização, geleia real e apitoxina.

Três cursos em maio

“O mês de maio foi muito produtivo para a apicultura iratiense, embora não seja época de colheita de mel. É que houve três cursos da área para alunos do Colégio Florestal Costa e Silva, e também para produtores rurais de Irati e técnicos interessados”, comentou o médico veterinário Cristhiano Daniel Fritzen, que responde pelo serviço de inspeção municipal de produtos de origem animal, da Secretaria Municipal de Agricultura.

“Todos os cursos foram promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através de seu instrutor, Joel de Almeida Schmidt” complementa o veterinário.

“O Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva ganhou cursos de apicultura e de meliponicultura, onde ocorreram as aulas teóricas, enquanto que algumas partes práticas de ambos os cursos foram executadas na Agrovila, local que a prefeitura de Irati, através de técnicos da Secretaria de Agricultura, tem preparado para auxiliar os produtores rurais em suas capacitações”, esclarece Fritzen.

Na Linha E do Itapará, a prefeitura disponibilizou técnicos para a logística dos interessados, que também acompanharam o curso.

Texto: Assessoria de Comunicação

Fotos: Joel de Almeida Schmidt