Pronto Atendimento passa a funcionar na Unidade de Saúde da Fósforo

Publicado em: 20/07/2017 16:16

Ambulatório e consultas eletivas permanecem no prédio Ildefonso Zanetti. Novo PA vai atender urgência e emergência

A partir da quinta-feira (20), o Pronto Atendimento (PA) 24 Horas de Irati mudou de endereço para a Unidade Básica de Saúde do bairro Fósforo, na Rua Vitória de Monte Castelo, esquina com a Rua João Zerpellon, ao lado do Estádio Municipal. O prédio Ildefonso Zanetti vai passar por reformas e a população está sendo atendida no novo espaço recém-inaugurado.

Desde janeiro, o município já havia anunciado que o PA passaria por reformas. Com a unidade de saúde da Fósforo sendo próxima, a Secretaria de Saúde optou por esta mudança. “Um dos motivos que nós estamos fazendo esta mudança é por causa da estrutura física do PA, que está danificada. Estamos nos mudando para um lugar melhor para oferecermos atendimento de qualidade”, disse a enfermeira Ângela Márcia Vieira.

O secretário da pasta, Agostinho Basso, comenta que o recurso para a reforma do PA já estava no caixa do município há cerca de três anos. “Temos R$440 mil pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Desde o início desta gestão, a reforma era uma de nossas prioridades”, comentou ele.

Para facilitar o trabalho e organização das equipes de saúde, o PA da Fósforo vai atender a urgência e emergência. “No prédio Ildefonso Zanetti, estamos mantendo as consultas eletivas, sem gravidade e risco à vida, e o atendimento do ambulatório”, disse o secretário. A administração da Secretaria de Saúde permanece no mesmo local, em frente à Casa Verde.

MAIS MUDANÇAS

Mesmo com a reforma do prédio, Agostinho explica que há estudos para que o PA municipal seja transferido, definitivamente, para o Pronto Atendimento 24 Horas da Vila São João. “As obras deste PA estão em andamento com 95% de conclusão. A área deste PA é de cerca de 2 mil m² com um espaço amplo que supre todas as necessidades para o atendimento”. O prédio Ildefonso Zanetti possui, aproximadamente, mil m². Por causa do tamanho do PA da Vila São João, a administração da Saúde também pode mudar para lá.

Caso estas mudanças se confirmem, o prédio Ildefonso Zanetti reformado poderá ser usado para acolher o serviço de transporte da Saúde, as consultas especializadas em tratamento fora de domicílio (TFD), o setor de vigilância em saúde e a Farmácia Municipal. Todos estes locais são alugados atualmente. Agostinho ressalta que a unidade da Fósforo poderá se tornar uma clínica da criança e do adolescente com serviços de vacinação e atendimento pediátrico.

AVANÇOS DESTE ANO

Nesta semana, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) teve sua primeira reunião para o início da implantação. O grupo é composto por fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico e psicólogo e, de acordo com o secretário, os recursos para este serviço também estavam no caixa da Prefeitura.

Agostinho também comemora a redução do número de consultas em mais de 50%, de 8.450 para qutro mil pessoas na fila de espera. “Exames de tomografia e eletrocardiograma, nós zeramos. E estamos próximos de conseguir este mesmo feito no de colonoscopia”. As consultas de otorrinolaringologia também estão próximas de zerarem. Em breve, a Secretaria de Saúde vai iniciar uma campanha para cirurgias vasculares pela demanda, com cerca de 70 pacientes na fila de espera. A meta, até dezembro deste ano, é zerar este número.

AMBULÂNCIAS NOVAS E ÔNIBUS PARA TRANSPORTE À CAPITAL

Outra conquista recente da Secretaria de Saúde foram as três novas ambulâncias para viagens – duas com recursos próprios do município e uma pelo governo estadual, uma vez que, até então, havia dois veículos para este serviço.

“Agora, nós estamos trabalhando para recebermos um novo ônibus para fazer o transporte de nossos pacientes à Curitiba. O veículo que presta este serviço hoje tem 12 anos e já foi comprado usado e, com frequência, tem apresentado problemas pelo tempo de rodagem”, esclarece o secretário, que ainda conta que o governo do estado já sinalizou um ônibus novo para Irati.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação