Roteiro semanal da coleta de recicláveis

Publicado em: 15/09/2017 12:05

A coleta dos materiais recicláveis na área urbana e interior de Irati vem obedecendo um roteiro semanal de recolhimento, elaborado em conjunto pela Cooperativa de Recicláveis e pela Associação Malinóski de Catadores. Para levantar toda a área de abrangência da coleta, as duas entidades trabalham em regiões diferentes da cidade e colaboram entre si, auxiliando o trabalho de ambas de forma recíproca.

Além dos bairros previstos no cronograma, a área central principal percorrida pelas equipes que recolhem os recicláveis foi dividida em dois setores, nominados pelas instituições de “Centro Um” e “Centro Dois”, abrangendo as principais ruas e suas redondezas. Pelo sistema, os caminhões vão seguindo o trajeto das ruas principais determinadas, e as equipes percorrem imediações, transversais e ruas próximas efetuando a coleta.

Na área urbana, quando o caminhão não coletar pela manhã, a coleta será feita à tarde do mesmo dia, respeitando o cronograma estabelecido para os dias da semana.

Mais de 50 pessoas envolvidas no processo

Atualmente são 31 participantes da Associação dos Catadores e 20 pessoas na Cooperativa de Recicláveis inseridos no roteiro de recolhimento do lixo que não é lixo.

Além disso, a Prefeitura cede os caminhões e quatro motoristas, e se encarrega de custear o aluguel, água e luz do barracão onde a triagem do material é feita.

Os telefones para informações, exclusivamente em horário comercial, são 9 9937 0039 e 9 9909 4993.

Centro 01

O roteiro “Centro 01” vem desde proximidades da Ciretran, na Vila São João, seguindo em direção às ruas Trajano Grácia, 19 de Dezembro, e 15 de Julho, até o cruzamento com Coronel Emílio Gomes, seguindo nesta quadra até dobrar à esquerda na Rua Carlos Thoms.

Ao chegar à Rua Munhoz da Rocha, sobe à direita até a rotatória do Posto Isa, voltando pela Rua Munhoz da Rocha, subindo a Rua 15 de Novembro em toda a sua extensão, descendo pela Rua Expedicionário José de Lima ao lado do Centro Comercial G Center, seguindo em direção à Rua Doutor Correia. Deste ponto dobra à direita subindo a Rua Santos Dumont que passa ao lado do Cemitério Municipal, contemplando as ruas Barão do Rio Branco, Coronel Grácia e Alfredo Bufren.

O roteiro retorna à Rua Doutor Correia, passando pela Rua Coronel Emilio Gomes, dobrando à esquerda na Rua Coronel Grácia, seguindo até a linha ferroviária, voltando pela Coronel Grácia e Munhoz da Rocha, em direção à Vicente Machado, percorrendo toda sua extensão, até a ponte após o DER.

Centro 02

O roteiro “Centro 02” parte desde o início da Avenida Doutor Armando van der Laars, nas proximidades da Fobras, seguindo em direção à rotatória da Vicente Machado, nas proximidades do Iraty Sport Club, seguindo em direção à Perimetral João Stoklos.

O trajeto prossegue pela Rua da Liberdade, dobrando à esquerda na Rua Coronel Grácia, proximidades do Clube Polonês, dobrando à direita na Rua 7 de Setembro, seguindo em direção a todas as ruas próximas à Moageira.

Deste ponto da cidade o roteiro prossegue em direção à Praça da Bandeira, ruas próximas ao Correio, seguindo em direção à Rua Benjamim Constant, em toda a sua extensão e ruas nas imediações, terminando na Rua Dona Noca, a partir do Supermercado Ivasko.

Segunda-feira

Centro 01 e bairros Fragatas, Nhapindazal, Tucholka, Canisianas, Choma, Vila Nova, Lagoa, Orquídea, Cruzeiro do Sul e Alto da Glória.

Terça-feira

Centro 02 e bairros Floresta, Pedreira, proximidades do SESI, Bairro DER, Jardim Planalto, Bairro Marcelo e Colina Nossa Senhora das Graças.

Quarta-feira

Centro 01 e bairros Camacuã, Rio Bonito, Santo Antônio, Pichibilski, São Francisco, Loteamento Pabis, Jardim Califórnia, Ouro Verde, Coreval.

Quinta-feira

Centro 01, Centro 02 e bairros Vila Matilde, Vila São João, Santa Mônica, Stroparo, e ainda as ruas próximas ao Óleos Irati.

Sexta-feira

Vila Raquel, Conjunto Molinari, bairros Riozinho, Gutierrez, Alto da Lagoa, Jardim América, Nossa Senhora da Luz e também o distrito de Guamirim.

Também às sextas, a cada 15 dias, a coleta vai até Pirapó e, a cada 30 dias, a Água Clara e até a escola de Pinho de Baixo.

Toda última sexta-feira do mês ocorre coleta em Gonçalves Junior, Linha A e Linha B de Itapará, Itapará, Rio do Couro, Faxinal do Rio do Couro, Cadeadinho, Cachoeira do Cadeadinho, Linha Ordenança e Cerro da Ponte Alta.

Aos sábados, o roteiro é Centro 01, na parte da tarde.