Na Unicentro, Derbli participa de ordem de serviço de Ginásio de Esportes

Publicado em: 18/09/2017 13:52

Obra está sendo viabilizada com recursos parlamentares do deputado federal Sandro Alex

Na tarde de sexta-feira (15), o prefeito Jorge Derbli esteve na Unicentro para acompanhar a assinatura da ordem de serviço da construção do Ginásio de Esportes na instituição de ensino superior. O reitor da universidade, Aldo Bona, e o deputado federal, Santo Alex, responsável pela emenda parlamentar deste projeto, também estiveram presentes.

A Unicentro vai receber o Ginásio de Esportes que, há tanto tempo, luta para conquistar. A obra de 2.940 m² é uma quadra poliesportiva com salas, vestiários, banheiros e arquibancadas com capacidade para 810 pessoas. Nesta primeira parte, estão sendo liberados R$500 mil para o início da estrutura. Mais tarde, a Unicentro vai receber R$3 milhões – também viabilizados por Sandro Alex, para a construção de todo o complexo esportivo.

“Esta é uma tarde histórica para o Campus Irati. Quem teve oportunidades de visitar universidades estrangeiras, sabe do apoio ao desporto. O nosso curso de Educação Física é pujante, ficando em primeiro lugar no Paraná e em oitavo no Brasil pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Porém, não tem condições para a prática esportiva em nosso Campus”, destacou o diretor da Unicentro Irati, professor Afonso Figueiredo Filho, ressaltando que o ginásio será moderno e seu uso se faz fundamental não só para o curso, mas para toda a comunidade da região.

Aldo também fez uma observação às instalações do curso e enalteceu a parceria da Prefeitura, por meio do prefeito Derbli, que tem apoiado as demandas do Campus. “O município viabiliza espaços para a universidade atuar. Um exemplo é o projeto do professor Paulo Machinski, de Educação Física, que trabalha com o voleibol, usando espaços públicos, treinando jovens. O Sandro é padrinho da Unicentro de Irati pelas várias emendas, como ampliação do Centro de Documentação e a Biblioteca”. O reitor lamenta que Guarapuava não tenha um parlamentar que represente a instituição como Irati.

Jorge Derbli, que é morador próximo da Unicentro, lembrou quando jogava bola na área onde está a universidade, ressaltando a importância deste complexo educacional. “Existe uma Irati antes da Unicentro e depois da Unicentro, pois foi um marco para a cidade. Parabenizo o Sandro e agradeço por ser um deputado atuante em Irati. Estamos trabalhando juntos para a municipalização da BR-153, que vai melhorar o acesso à Unicentro com a revitalização que queremos fazer”, disse o prefeito.

O deputado Sandro Alex relatou sua emoção em estar presente neste momento da assinatura da ordem de serviço. “Aqui, me sinto em casa. Estamos dando o ponta pé inicial do ginásio. A biblioteca e o centro administrativo e arquivos já estão em construção somando investimento de mais de R$ 5 milhões para a Unicentro. É necessário termos a Unicentro Campus de Irati cada vez mais forte”.

Por fim, a ordem de serviço foi assinada com a participação de representantes da empresa que fará as obras. Além do prefeito Derbli, estavam representando o município o assessor de Gabinete, Paulo Secco, o secretário de Esporte e Lazer de Irati, Antonio Celso de Souza, e o secretário de Comunicação, Wilson Pedroso.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação