Asfrutir passa organização da Festa do Pêssego para Provopar

Publicado em: 21/09/2017 14:36

Associação dará apoio ao evento, junto com Emater, Seab e Prefeitura de Irati

Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro acontece a 39ª Festa do Pêssego no Parque Aquático de Irati. E, neste ano, a Associação dos Fruticultores de Irati (Asfrutir) passou a organização da Festa para o Provopar. Além da Asfrutir, que permanece envolvida, o evento terá ainda o apoio da Prefeitura de Irati, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e Emater. O ato oficial foi realizado em reunião na tarde de terça-feira (19), na Associação Comercial de Irati (Aciai).

A comissão de organização da Festa do Pêssego está trabalhando desde o primeiro semestre de 2017 para preparar o evento. Como a Asfrutir passou por nova eleição de sua diretoria recentemente, a tramitação de documentos atrasaria a continuidade do trabalho. O presidente da associação, Alfredo van der Neut, entregou a realização da festa para o Provopar, sob a coordenação de Sonia Felberg.

“O Provopar é uma entidade que precisa de recursos para se manter. Vamos procurar que a Festa do Pêssego traga estes recursos para beneficiar quem é amparado pela entidade”, afirma van der Neut. Ele faz um convite a toda a região para que prestigie a fruticultura iratiense. “Temos variedades de pêssego em Irati das melhores que se encontram no Paraná, pela doçura e sabor. Aproveitamos para fazer nosso chamariz, dando apoio aos agricultores locais para a festa grande e bonita que vamos fazer”.

A equipe do Provopar, por sua vez, agradeceu o presidente da Asfrutir. “Estamos imensamente agradecidos pela associação ter nos proposto a parceria, pois o Provopar trabalha desta forma com toda a comunidade. Para nós, é uma honra podermos realizar um evento que o foco principal é um produto nosso, que enaltece nossos fruticultores”, relatou Sonia. Ela destaca que a entidade vai promover a festa, mas que os “grandes atores são os membros da Asfrutir”.

Festa terá grande integração

O secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, comentou que todo o trabalho da Festa do Pêssego será integrado entre as secretarias municipais, Seab, Emater e Asfrutir dando apoio ao Provopar. “Nossa preocupação é apresentar da melhor maneira o nosso produto que é o pêssego. Todos estarão unidos em um grande trabalho”. Gnatkowski comenta que a representatividade da entidade no município é grande, sendo muito respeitada e, por isso, acredita que o comércio local vai colaborar com esta promoção.

Escolha da Rainha dia 30

O primeiro evento da programação da 39ª Festa do Pêssego acontece no sábado (30), às 21h, no Clube Polonês, com a escolha da Rainha e Princesas. A Secretaria de Cultura, que promove o evento, finalizou as inscrições com 13 participantes. Neste mesmo dia, haverá a escolha da Rainha da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar). Até o momento, oito cidades apresentaram representante.

Programação tradicional

Como houve esta mudança de gestão, o Provopar ainda não está com a programação da Festa do Pêssego 2017 concluída. A Feira de Sabores, Salão de Negócios, apresentações artísticas locais e o prato típico iratiense, borrego no rolete, são atrativos confirmados.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação