Antigo campo do Sanhaço será transformado em parque

Publicado em: 27/09/2017 11:19

Irati vai contar futuramente com mais um grande espaço de lazer, recreação e voltado à prática de esportes. O local onde funcionava o antigo campo do Sanhaço, na Vila São João, está passando pelas primeiras adequações.

A área, de aproximadamente 96.000 metros quadrados, será transformada em um novo parque, dentro de projeto de revitalização total do espaço, oferecendo mais uma opção para a família iratiense.

Já na semana passada foi feita a limpeza da área e o traçado da rua lateral ao futuro Parque da Vila São João. A via será pavimentada com paralelepípedos, também já transportados ao local.

A Prefeitura reuniu este material, retirado há anos das ruas 15 de Julho, Benjamin Constant e outras vias centrais da cidade, e estavam depositados no Bairro Camacuã e no condomínio industrial da Vila São João. Foram efetuadas 400 viagens das pedras, o que representa aproximadamente 2.000 metros cúbicos do revestimento que não estava sendo usado.

Também na semana passada foi providenciado o bueiro em parte do Rio das Antas que passa nas imediações, para construção de nova ponte na via denominada “Estrada Municipal”, que parte da Avenida Paraná. A rua dá acesso à creche em construção, ao novo parque, e segue em direção a Riozinho. Para a obra, estão sendo usadas 40 manilhas com 1,5 m de diâmetro.

Novo parque terá lago, mini arena e academia ao ar livre

O novo espaço de lazer de Irati está atualmente em fase de licenciamento. Além da área física, também está em processo de licenciamento o lago que contemplará o parque, com cerca de 15.000 metros de área alagada e 1,5 metro de profundidade. Este lago será viabilizado com maquinário da própria Prefeitura.

O campo de futebol será refeito nas medidas oficiais de 100 por 70 metros. O projeto prevê ainda quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, estacionamento, pista de caminhada e ciclovia. Será aplicado projeto de arborização e paisagismo em todo o terreno.

Alguns recursos já estão alocados para a obra. No Ministério dos Esportes há emenda orçamentária de R$ 330 mil, e que com contrapartida municipal, será destinada para o campo de futebol, a pista de caminhada e o primeiro lote de equipamentos, incluindo mobiliário urbano. Estes itens devem licitados nos primeiros meses de 2018. Através do Governo do Estado já foram viabilizadas uma mini arena e academia ao ar livre.

O projeto do Parque da Vila São João também estabelece a recuperação da área de preservação permanente, e reconstituição do bosque, dentro da área de reserva legal de 12.000 metros quadrados.