FIEL traz obras literárias e apresentações artísticas das escolas

Publicado em: 27/09/2017 16:41

Edição 2017 da Feira Iratiense Estudantil do Livro acontece no Pavilhão do Parque Aquático com a participação de mais mil crianças

Entre quarta (27) e sexta (29), acontece a Feira Iratiense Estudantil do Livro (Fiel) no Pavilhão do Parque Aquático. Além da tradicional comercialização e divulgação de obras de todos os gêneros, o evento marca o retorno do Festival de Teatro da Secretaria Municipal de Educação. A Feira é aberta ao público das 9h às 17h.

A FIEL começou animada na manhã desta quarta (27). O prefeito Jorge Derbli, juntamente com o secretariado municipal presente, deu o início à Feira, que terá a participação direta de 1.160 alunos da rede de ensino. As apresentações artísticas começaram logo pela manhã e vão se estender até o último dia com contação de histórias, pintura facial, apresentação de conteúdo histórico sobre Irati com o ‘Nhô Pacífico’, personagem de José Maria Grácia Araújo, e oficina de Haicai com a professora Doroteia Miskalo. A FIEL é uma parceria das Secretarias de Educação e Cultura de Irati.

“Em um mesmo lugar, estamos promovendo dois eventos importantes: a Feira e o Festival. Nossas crianças estão em uma atividade extracurricular durante esta semana, tendo a oportunidade de assistem e participarem de teatro, música e dança. Isso estimula a integração das escolas com cultura e arte”, ressaltou o prefeito Derbli, na abertura do evento.

Apresentações artísticas

Ao todo, nos três dias, serão 62 apresentações artísticas envolvendo as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em que mais de mil crianças vão participar. “Este Festival é um momento mágico para as crianças, despertando sua autoestima, curiosidade e o seu intelecto. Aqui, as crianças conhecem livros, conhecem mais histórias de teatro, música e dança com as atrações. Além disso, descobrimos talentos em nossas escolas. O evento se torna mais especial porque temos a participação dos pais e das famílias”, afirmou a secretária de Educação, Rita de Cássia Almeida. Ela lembra que, quando o prefeito a convidou para assumir a pasta, o retorno do Festival era uma de suas metas, e agora foi ampliado com música e dança.

Obras literárias

Na FIEL, é possível encontrar todo o tipo de livro, como romance, biografia, autoajuda, infantil, suspense e comédia. O secretário de Cultura, Sidnei Jorge, diz que a Fiel é um dos momentos mais importantes para a comunidade. “A Feira estimula a leitura, música, dança e teatro, trazendo uma grande diversidade. Nosso objetivo é fazer com que as crianças tenham acesso ao desenvolvimento intelectual”.

E, para enaltecer o trabalho de quem faz estas obras, hoje (27), às 20h, haverá Noite dos Escritores ALACS/ AMCESPAR, no Centro Cultural Clube do Comércio. Além da ALACS/AMCESPAR, são parceiros e colaboradores da feira o Núcleo Regional de Educação, Caminhos do Paraná e a Unicentro.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação