Limpeza do lago do Parque Aquático tem início

Publicado em: 28/09/2017 14:15

A Secretaria de Serviços Urbanos deu início no último dia 27 à limpeza e desassoreamento do lago do Parque Aquático. O trabalho vem sendo feito com uma retroescavadeira e também de forma manual, nos locais onde o acesso do maquinário não é possível.

O serviço seguirá em toda a borda do lado, onde há extensos pontos com grande acúmulo de terra, detritos e mesmo lixo, e onde a vegetação cresceu por cima. Todo material retirado do leito do lago está sendo colhido em seguida, para devido descarte em local adequado.

Não há previsão para o término do serviço, visto que é um processo que avança lentamente e em razão de que o perímetro do lago chega a 940 metros. A área alagada ultrapassa 21 mil metros quadrados. Além disso, para não comprometer o andamento de outras frentes de trabalho, apenas um equipamento está sendo utilizado na limpeza.

A revitalização do lago também está sendo viabilizada com a recuperação das bombas que fazem a oxigenação da água e que estavam paradas.

Dos três equipamentos instalados no local, a Prefeitura já reativou dois e trabalha no conserto do terceiro. Os três bombeadores foram instalados nos anos de 2010, 2011 e 2012.

A oxigenação mecânica que volta a acontecer no parque é feita por motores compressores que bombeiam a água do próprio lago em forma de jato, provocando turbulência na sua superfície, e ocasionando assim uma troca gasosa forçada. As bombas são imprescindíveis para a saúde do ecossistema do lago e evitar a morte prematura de peixes.