Guarda Municipal de Irati recebe novos veículos

Publicado em: 20/11/2017 11:59

No último dia 17, a Guarda Municipal de Irati recebeu dois novos veículos para apoio ao trabalho de preservação da segurança patrimonial e dos cidadãos, e policiamento administrativo ostensivo. A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da ACIAI.

Na oportunidade foram entregues uma Moto Honda NXR Bros 160 2017 e uma Pick-up Chevrolet Montana LS 2017/2018. Os veículos fazem parte de um lote de equipamentos, dos quais constam ainda cinco pistolas não letais de choque Spark, que ainda estão por chegar.

Os recursos para aquisição dos veículos e armamento são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Sandro Alex, no valor de R$ 100 mil, com 10% de contrapartida do município.

Participaram da solenidade o deputado Sandro Alex, o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, o prefeito Jorge Derbli, integrantes do Conseg, da Guarda Municipal e autoridades municipais.

Curso de formação

Também durante o evento, o Conselho Comunitário de Segurança de Irati (CONSEG), formalizou o convênio com o Governo do Estado para um curso de formação da Guarda Municipal para 19 integrantes.

A formação será ministrada pela 8ª Cia. Independente da Polícia Militar, terá duração aproximada de quatro meses, e será iniciada em fevereiro de 2018, aqui mesmo em Irati.

Recursos de R$ 40 mil foram repassados pela Câmara de Irati para auxiliar em parte o custo do curso de formação. O valor restante, de R$ 26 mil, será pago pela Prefeitura, em documento assinado pelo prefeito Derbli e demais autoridades durante a cerimônia. Atualmente, a Guarda Municipal de Irati conta com efetivo de 35 integrantes.

O prefeito Jorge Derbli enalteceu o trabalho desenvolvimento pela Guarda Municipal, e disse que este primeiro ano de seu mandato conseguiu resolver a questão da atuação da mesma no sistema ‘Estar’. “Com a contratação dos agentes de trânsito para assumir esta função, a Guarda Municipal pode se dedicar integralmente à sua atribuição original, que é a segurança, fazer vigilância do patrimônio público, e orientar os munícipes”, salientou.

“Queremos ter a melhor Guarda Municipal do Paraná. Preparada, capacitada, instruída para trabalhar nas áreas de prevenção e policiamento”, garantiu Derbli.

Reivindicação

Aproveitando a presença dos deputados Sandro Alex e Artagão Júnior, o prefeito pleiteou recursos para um novo sistema de monitoramento urbano em Irati. A reivindicação do prefeito se deve ao fato de que o atual equipamento, instalado em 2012, além de não estar em funcionamento, por problemas de manutenção, também já está defasado em termos de recursos e resolução, em comparação aos novos aparelhos.

A Guarda Municipal endossa a necessidade de uma substituição total da estrutura de monitoramento, e levantou as necessidades para um projeto que atendesse ruas e patrimônio da cidade. Pelo estudo, seriam necessárias 16 câmeras de porte maior, e outras 150 câmeras menores. Também a central de visualização teria que ser nova, pois o monitor principal, de tela grande, foi atingido por descarga elétrica e não está funcionando. O projeto técnico deste equipamento e sua instalação seria, segundo o CONSEG, uma das grandes e primeiras atribuições da Secretaria Municipal de Segurança, já a partir do início de operação no ano de 2018.