Prefeitura conclui esta semana obra no Arroio dos Pereiras

Publicado em: 27/02/2018 13:34

A Prefeitura de Irati está concluindo esta semana uma obra importante no Arroio dos Pereiras, justamente no trecho em que este fluxo d´água chega ao Rio das Antas.

Os serviços iniciaram há cerca de 20 dias, e envolveram a reconstrução do muro de arrimo muito antigo, que desmoronou, represando a água.

“Havia risco de danificar uma residência e para as pessoas que residem nas imediações. Um dos lados do muro do arroio ruiu e o material acabou formando um dique. O prefeito Jorge Derbli imediatamente determinou que a situação fosse revertida, apesar de ser um serviço complexo e relativamente caro”, afirma o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik.

Foi necessário remover todas as pedras e terra que caíram no leito do Arroio dos Pereiras e, a partir da adequação do local, num segundo momento, providenciar a nova contenção com concreto ciclópico e com pedra ferro”, complementa o secretário.

Também foi refeita a calçada, que foi levada pela água, o corrimão e foi necessário fazer o “cimbramento”, uma operação que é explicada por Waydzik: “O cimbramento é uma espécie de escoramento realizado para conter a outra margem do arroio. É uma estrutura provisória de suporte, instalada com trilho de ferro fixado no muro novo para suportar o muro antigo que há do outro lado do rio, e que poderia também desmoronar”, esclarece Dagoberto.

Para o prefeito Jorge Derbli, “é uma obra primordial, uma manutenção necessária, para garantir a segurança dos moradores e também para o perfeito escoamento da água, reduzindo os riscos de alagamentos”. O custo será de aproximadamente R$ 40 mil.