Prefeitura realiza mutirão de limpeza no bairro Lagoa

Publicado em: 02/04/2018 15:48

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no bairro Lagoa

Secretaria de Meio Ambiente faz limpeza em espaços públicos no bairro

Equipes fazem melhorias em valetas, bueiros, arroio e corte de grama em espaços públicos. Ruas também receberão tapa-buracos e patrolamento

Nesta semana, de 02 a 06 de abril, a Prefeitura de Irati está promovendo um mutirão no bairro Lagoa com o apoio das Secretarias de Serviços Urbanos, Ecologia e Meio Ambiente de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Devido ao grande volume de chuvas da semana anterior, que causou alagamentos em vários pontos, são necessários alguns reparos para minimizar a situação dos moradores.

Uma das frentes de trabalho está se concentrando na Rua Elias Onesko. “Neste ponto do bairro, estamos fazendo o desassoreamento de uma valeta a céu aberto, que vem causando problemas aos moradores há muito tempo”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Pedro Eloirton dos Santos. Segundo ele, este local estava contribuindo muito para os alagamentos na região.

Além desta valeta, a prefeitura identificou que há tanques, muito próximos de moradias, que também prejudicaram moradores com a entrada de água em suas residências. “No bairro, temos mais outras particularidades: há tanques que foram feitos sem o devido acompanhamento técnico e projeto. Por lei, é necessário que se tenha a licença ambiental e toda a regularização necessária para se ter um espaço desse próximo a casas”, enfatizou secretário de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Daoberto Waydzik. Por não receber nenhum tipo de cuidado, um desses tanques causou sérios problemas aos vizinhos no fim de semana. A Prefeitura prestou auxílio aos moradores que tiveram suas casas alagadas.

Outro local do bairro que, comumente causa transtornos, fica no encontro das Ruas Ipiranga e Stephano Gil, por estar em uma parte baixa da Lagoa. As obras neste ponto foram realizadas há muito tempo e, de acordo com Waydzik, o manilhamento é insuficiente para o grande volume de chuva. “Faremos uma nova galeria maior da que já tem, para lançar as águas para o arroio mais próximo”. Após estes trabalhos, a Secretaria de Serviços Urbanos fará patrolamento nas ruas do bairro.

Arroio entre Lagoa e Alto da Lagoa

No fim de semana, o arroio que fica entre os bairros Lagoa e Alto da Lagoa também não suportou a grande quantia de chuva. “A galeria do arroio que divide os dois bairros não suportou a água. Nosso projeto para este local é fazer uma limpeza e, depois, instalar uma galeria suplementar para ajudar na vasão”, explicou o engenheiro.

Limpeza em espaços públicos

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente também está atuando no bairro nesta semana. “Estamos fazendo um mutirão de limpeza na unidade de saúde, quadra esportiva, CRAS e mais alguns pontos específicos do bairro”, destacou a secretária da pasta, Magda Lozinski. Ela faz um apelo aos moradores que não joguem lixo em espaços públicos ou terrenos baldios no bairro. “Temos os dias específicos de coleta para a população fazer o descarte regular do lixo”. Magda diz que o poder público conta com o apoio dos moradores para deixarem o bairro mais bonito e limpo.

A coleta de lixo orgânico é realizada no bairro Lagoa nas terças, quintas-feiras e sábados. Já o reciclável, funciona da seguinte maneira: segunda – bairro Lagoa e Jardim das Orquídeas, e sexta, Alto da Lagoa e Jardim das Américas.

Texto e fotos: Assessoria