19 residências rurais são entregues em Rio Preto

Publicado em: 11/05/2018 16:37

No último dia 11, na localidade de Rio Preto, Prefeitura de Irati e Cohapar fizeram a entrega de mais 19 novas unidades de habitação rural. A cerimônia aconteceu na propriedade de Gilberto Zampier, um dos beneficiários.

Durante o evento, foram entregues também as chaves para as demais famílias que fazem parte desta etapa do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) Minha Casa Minha Vida. Beneficiadas nesta etapa as comunidades de Água Clara, Alvorada, Arroio Grande, Faxinal do Rio do Couro, Gonçalves Júnior, Governador Ribas, Itapará, Linha B de Gonçalves Junior, Linha Iratizinho, Mato Queimado, Monjolo, Pirapó, Rio Corrente e Rio Preto. O montante de investimentos é de R$ 541.500,00.

Foram contempladas, além da família de Zampier, também as famílias de Adão Cordeiro de Paula, Ademar Petroski, Aelcio Reinaldo Fiori, Alfredo Roessler, Aloise Geraldo Mika, Ana Maria Nebesniak, Izabel Svitniski, João Lemes, João Samila, José Valderez Padilha, Jurandir da Cruz, Leonel Kostiuczik, Luiz Batista Pinto, Maria Szvauczuk Pauluk, Paulo Rodrigo Bialuka, Pedro Wnuk, Rosnei Chvaitchuk e Yaroslau Pereira dos Santos.

O PNHR tem a participação da Secretaria de Agricultura de Irati, SEAB, Emater, Ministério das Cidades, Sindicato Rural e Banco do Brasil.

Derbli assegura que quer agilizar outros 108 pedidos

Em seu pronunciamento, o prefeito Jorge Derbli parabenizou as famílias beneficiadas pelas novas casas rurais. “O agricultor precisa deste incentivo, de uma habitação digna, que assegure conforto no local onde mora e produz, dando condições de sua permanência no campo”, declarou.

Derbli aproveitou a ocasião para agradecer ao diretor de Programas e Projetos da Cohapar, Orlando Agulham Junior, presente à entrega, a dedicação em atender as demandas do município. “Reconheço este trabalho e dedicação de um filho de Irati que briga para que as coisas aconteçam em seu município”.

Também destacou que vai persistir para agilizar o processo de outros 108 pedidos de habitação rural que já estão documentados na Secretaria de Agricultura de Irati. O prefeito enfatizou o esforço que a administração tem empenhado para a importante questão da casa própria, citando as aproximadamente 2.300 famílias cadastradas no município para as moradias urbanas.

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Nelson Cordeiro Justus, em sua fala, se colocou à disposição da Prefeitura, para buscar viabilizar a execução de novos projetos de moradias para atender às famílias de produtores. “O Paraná é o maior contratante de habitação rural. E a habitação é feita com boas parcerias. Será através delas que nos comprometemos, à frente da presidência, a oferecer a máxima dedicação na questão de obter mais habitações rurais”, destacou referindo-se a Irati.

A cerimônia da entrega das chaves contou com a presença dos beneficiários e familiares, secretários municipais, vereadores e chefes da Seab e Emater.

Polícia Militar e Guarda Municipal auxiliaram na segurança do tráfego de veículos na Rodovia PR-364, já que o evento aconteceu em propriedade próxima, que tem seu acesso pela aquela via com trânsito acentuado.