Município aguarda repasses federais para dar continuidade a obras na 19 de dezembro, em ciclovias e pavimentações

Publicado em: 04/01/2012 00:00

A continuidade e término de algumas obras públicas em Irati dependem de repasses federais, de acordo com convênios firmados com o Ministério das Cidades. Dentre as obras que aguardam a liberação de recursos para serem retomadas estão a readequação de calçadas da Rua 19 de dezembro, as ciclovias/ pistas de caminhada das avenidas Getúlio Vargas e Ladislau Criczinski e a pavimentação do Conjunto Fragatas. Estas obras foram iniciadas com recursos da Prefeitura Municipal de Irati, correspondentes ao investimento estabelecido pelo convênio como forma de contrapartida. O prefeito Sergio Stoklos explica que, apesar do esforço da administração para executar todas as obras com rapidez, nem sempre é possível. Se o Município investir mais que o valor da contrapartida prevista, o convênio pode ser cancelado e perdem-se os recursos federais, afirma o prefeito. Por isto, o trabalho que está sendo feito é de reivindicação, para que o repasse de verbas seja agilizado. Rua 19 de dezembro Ao todo serão executados 3.752 m2 de calçadas em paver na Rua 19 de dezembro, no trecho que vai da Rua João Cândido Ferreira até a confluência com a Rua Trajano Grácia. O projeto prevê intervenções em ambos os lados da via e garantirá embelezamento e melhoria de aspectos de acessibilidade aos pedestres. Além do piso ecologicamente correto e adequado para portadores de necessidades especiais, os passeios ganharão maior área de circulação de pedestres, e mobiliário urbano, como lixeiras, bancos e iluminação suplementar com postes republicanos. Cerca de 25% da obra já foi realizada. Para a completa revitalização de calçadas e instalação de mobiliário urbano na Rua 19 de dezembro, o convênio entre o Município e o Ministério das Cidades prevê repasse federal de R$ 146.950,00 e contrapartida municipal de R$ 52.946,57 que garantiu o início das obras. Ciclovias/Pistas de Caminhada Na Rua Ladislau Criczinski, a ciclovia/pista de caminhada terá 1,38 km de extensão e será executada desde o trevo de acesso secundário a Irati, até as proximidades da Rua Sete de Setembro. Na Avenida Getúlio Vargas a ciclovia será feita desde o bairro Fósforo até o Jardim Aeroporto. O trecho terá 2,3 km de extensão e vai da Rua Abílio Carvalho Bastos até a Rua Ivaí. Os dois projetos totalizam 3,68 km de ciclovias/pistas de caminhada e aguardam o repasse de recursos federais para terem continuidade. Os convênios firmados entre o Município e o Ministério das Cidades preveem investimentos da ordem de R$ 500 mil. Deste montante, a contrapartida municipal é de R$ 180 mil. Conjunto Fragatas No conjunto Fragatas as obras de pavimentação tiveram início no ano passado com a execução de parte dos serviços de drenagem necessários. Serão executados 1.544 metros lineares de asfalto, contemplando as ruas João Filipak, 02 de abril, 28 de maio, 23 de setembro, 03 Pinheiros, 26 de agosto, 02 de outubro e 12 de outubro. Cerca de 15% das obras já foram efetuadas e aguarda-se a liberação de recursos federais para a continuidade dos trabalhos. O convênio entre o Município e o Ministério das Cidades prevê repasse federal de R$ 443.650,00 e contrapartida municipal de R$ 71.000,00. Certidões Não há nenhuma questão legal, como falta de certidões, que impeça a liberação de recursos para o Município de Irati. Já ocorreram situações em que houve atraso do Governo Federal em liberar certidões para Irati, devido a certos trâmites burocráticos como a agenda de técnicos que precisavam vir ao município para vistoriar obras. Entretanto, de acordo com o prefeito, a administração sempre tomou as medidas necessárias para que nenhum projeto fosse prejudicado. Procuramos ser muito cuidadosos em relação a isto e Irati nunca deixou de receber recursos por falta de documentação em dia, afirma Stoklos. Ele acredita que, apesar da liberação de recursos federais estar mais demorada nos últimos anos, em breve Irati poderá tanto concluir as obras já iniciadas, como realizar diversas outras obras e ações em parceria com o Governo Federal. Isto, considerando que os recursos para estas ações já constam no Orçamento da União e foram conquistados graças ao trabalho de deputados, senadores e da própria administração.