Safra 2018 de pêssego deverá chegar a 210 toneladas

Publicado em: 28/09/2018 12:10

Os produtores de pêssego de Irati estão entusiasmados. A safra 2018 deste fruto, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, deverá chegar a 210 toneladas, dez a mais que a do ano anterior. Passada a florada, agora é época de desenvolvimento dos frutos, e as visitas técnicas aos pomares têm revelado que neste ano teremos pêssegos de excelente qualidade.

“O tempo está sendo favorável, e agora os produtores estão na fase de raleio dos frutos, o que faz que o produtor tenha um padrão de tamanho, com frutos de bom calibre”, explica o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati e encarregado pela assistência técnica em fruticultura, Antônio Sidnei Martins.

Irati tem cerca de 30 hectares destinados ao cultivo do pêssego, que é o primeiro colocado no ranking de produção da fruticultura local, seguido em ordem decrescente por uva, ameixa, kiwi e morango.

Ameixa zafira é novidade na fruticultura

Segundo o agrônomo Martins, Irati terá este ano uma novidade na fruticultura local que é a introdução da ameixeira Zafira. Em 2018, o setor de fruticultura da Secretaria de Agricultura de Irati trabalhou para que fossem implantadas 150 mudas desta variedade no município.

“A Zafira tem como grande diferencial entre as outras variedades, a resistência à escaldadura das folhas, a principal doença que causa prejuízos à produção e ao desenvolvimento da planta”, esclarece o profissional. Ele detalha que “não há necessidade de tratamento, pois a Zafira é naturalmente resistente a esta doença, mesmo que cultivada em pomares em que hajam outras variedades atacadas pela escaldadura. A doença é causada por uma bactéria, não tem cura, e compromete pomares inteiros. A transmissão é feita pelas cigarrinhas, que são pequenos insetos.

A nova variedade é resultado de mais de 20 anos de estudos dos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Não só a resistência faz da Zafira única. Ela está sendo chamada também de a melhor de todas as ameixas. O sabor é mais doce e menos ácido. Além disso amadurece mais rápido depois da colheita e, com isso, o consumidor corre menos risco de comprar frutas verdes, mas com a aparência de maduras, como ocorre com as outras variedades.

Vendas de espaços do comércio para Festa do Pêssego começam dia 01

A partir da próxima segunda-feira, dia 01 de outubro, começam a ser vendidos os espaços para as empresas que desejarem participar do Salão de Negócios na Festa do Pêssego 2018.

Na área interna do Pavilhão de Exposições João Wasilewski serão disponibilizados 33 espaços de tamanhos diferenciados, mas haverá também a comercialização de áreas na parte externa, para acomodar maquinários agrícolas, veículos e estruturas de maior porte.

A Festa do Pêssego 2018 acontecerá nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro no Parque Aquático. O Provopar de Irati, que é entidade promotora do evento faz o convite para que as empresas do município participem do Salão de Negócios da 40ª Festa do Pêssego, para expor seus produtos e serviços de forma privilegiada, nesta importante vitrine regional.

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a partir de segunda-feira, dia 01, no edifício da ACIAI, que fica na Travessa Frei Jaime (Rua da Cidadania).

Informações pelos telefones 3907 3030 e 9 9104 6621.

Reunião da Festa do Pêssego será dia 04

As secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Irati convidam todos os fruticultores interessados em expor seus produtos na 40ª Festa do Pêssego, para que compareçam à reunião que será realizada na próxima quinta-feira, dia 04, no salão da ACIAI, a partir de 13h30.

Informações pelos telefones 3132 6172, 3132 6174 e 3907 3030.