2° Concurso de Inovação e Empreendedorismo premia vencedores

Publicado em: 09/11/2018 18:07

Aconteceu em Irati, nos dias 06, 07, 08, o 2° Concurso de Inovação e Empreendedorismo, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor. A programação iniciou na terça-feira (06) com a palestra “A Nova Revolução Industrial, Indústria 4.0 e Soluções Inovadoras”, apresentada por Vinícius Bail e Marcos Ueno. Na quarta-feira (07) aconteceu a palestra “A jornalista Maker” com Andy Troc e, durante o dia, foram programadas apresentações do concurso Inovação e Empreendedorismo. Ambos os eventos foram realizados no salão da escola Duque de Caxias.

Para encerrar a programação, na quinta-feira (08), foi promovida a Feira Iratiense de Empreendedorismo, no Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático. A feira teve início às 9h e, no decorrer do dia, mais de 800 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a participação de mais de 50 estandes com diferentes empreendedores da cidade, escolas municipais e estaduais, e instituições de ensino superior.

A feira também estabeleceu premiações de 1°, 2° e 3° lugares, nas quatro categorias concorrentes: Ensino médio, Técnico Integrado, Técnico Subsequente e Ensino Superior. Na categoria Ensino Médio, os vencedores foram todos do SESI, pela ordem: Onezio Tech, com o projeto “Bafômetro Interruptor”, João Pedro Bida Borges e Filipe Quentim Isidoro, com “Suplemento Alimentar para Estudantes”, e Carlos Basniak e Julia Carolina Jonson, com “Cartão Médico”.

Na categoria Ensino Técnico Integrado, os três primeiros colocados foram do IFPR. Pela ordem, venceram Álvaro Mores, Gabriela Berg Araújo, Evelin Maximovitz e Maria Eduarda Alves Pires, com “Bebedouro Inteligente”, Ana Lúcia Letchakovski, Bruna Perek e Luana Pantaleão, com “Iblood – software de mapeamento e gerenciamento de doadores de sangue”, e Ana Julia Letchacovski, André Voronhuk e João Gabriel Bacil, com “Med Descarte – logística reversa de medicamentos”.

O Ensino Técnico Subsequente premiou Emanuelle Kristine Tomal, Marina Aparecida Biscaia, Marlon Cesar Bukoski e Nayara Helena de Oliveira Moraes, do SENAC, com o projeto “V@ccine” e Amanda Dibas Kaminski, Bruna Gabriella Correia dos Santos, Ingrid Roberta Mehret e Neiryelle Roves Malaquias, com “Opine Aí”.

Finalmente, o Ensino Superior teve como vencedores (todos do IFPR) Fernando Niepchi e Lucas Bittencourt dos Santos, com “Desperdício de Alimentos e Meios para Diminuir o Impacto Ambiental”, Everaldo Nunes dos Santos, com “Software para Gerenciamento de Atividades de Recuperação e Proteção de Nascentes de Água”, e Igor Roberto Bueno da Rocha, com “Aplicativo para Procura de Benzedeiras e Curandeiras”.

Cada um dos ganhadores recebeu medalha e certificado.