Assistência Social e Cáritas Diocesana atendem Bairro Pedreira

Publicado em: 13/11/2018 18:26

A Secretaria de Assistência Social de Irati, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Ponta Grossa, inicia mais um grande projeto de parceria em atendimento aos bairros da cidade.

Este novo projeto está acontecendo no Bairro Pedreira, na Associação Comunitária, e prevê a comercialização de produtos e subprodutos advindos da horta, como pomadas e extratos medicinais, compotas e mudas de hortaliças. O espaço, recentemente revitalizado e inaugurado pela Prefeitura, ganhou também um horto de plantas medicinais e verduras.

Além do horto de medicinais e dos cultivos agrícolas, serão trabalhados temas como compostagem de resíduos orgânicos e importância dos polinizadores, fundamentais à manutenção de um ecossistema de qualidade.

Estas ações têm como pano de fundo o desenvolvimento comunitário, com a construção de um espaço de pensamento crítico e participativo, visando à autogestão comunitária. Isso reflete em ações que trabalham temas como segurança alimentar e nutricional, saúde e bem-estar dos moradores, tudo de forma participativa. É objetivo também ampliar o olhar na construção de atividades geradoras de renda, em consoante com as características da própria comunidade.

Para a secretária Sybil Dietrich, “a parceria firmada com a Cáritas Diocesana vem de encontro ao que preconiza o trabalho dentro da política de Assistência Social, no tocante ao desenvolvimento das capacidades e potencialidades da comunidade no enfrentamento às vulnerabilidades sociais”. “Estamos buscando envolver diversos atores na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, declara.

A oficineira de Desenvolvimento Comunitário e Sustentabilidade, Fernanda Rocha, afirma que essas ações são importantes e possíveis de serem realizadas porque partem de uma demanda comunitária, cabendo aos técnicos somente a sistematização da sabedoria popular e auxílio técnico na resolução dos pequenos gargalos. Ela reforça ainda a necessidade de um maior engajamento da população para a real transformação social.

Cáritas atua desde 2007

A Cáritas Diocesana de Ponta Grossa, organismo da CNBB, é uma entidade de assessoramento, de promoção e atuação social, que trabalha na defesa de direitos e do desenvolvimento sustentável solidário.

Desde que foi fundada, a Cáritas Diocesana, de Ponta Grossa, em cinco de agosto de 2007, até o primeiro semestre desse ano, assessorou aproximadamente 90 projetos, através do Fundo Diocesano de Solidariedade, beneficiando 25.767 pessoas.

Sua principal fonte de recursos é o Fundo Diocesano, que é formado pela coleta realizada no Domingo de Ramos.