Conferência de Saúde elege Conselho e aprova propostas

 

Publicado em: 26/03/2019 12:12

Whatsapp

 

Durante todo o último dia 22, diversos representantes da área de saúde de Irati estiveram reunidos na 13ª Conferência Municipal de Saúde, para discussão de importantes propostas voltadas ao setor. Para debater quais destas propostas seriam aprovadas ou suprimidas, foram formados seis grupos de trabalho, que se dividiram em eixos temáticos de discussão.

A partir de 08h, estendendo-se até às 19h, aproximadamente 180 pessoas participaram das explanações e grupos de trabalho.

Durante a conferência, que aconteceu no Salão de Eventos do Restaurante e Churrascaria Italiano, também foram eleitas entidades que passam a compor o Conselho Municipal de Saúde pelo período de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais dois.

A secretária de Saúde, Magali Salete de Camargo, avalia como extremamente proveitosa e bastante prestigiada a conferência deste ano. “As pré conferências não foram tão expressivas, mas a conferência surpreendeu pela grande participação, mas também porque tivemos novas instituições compondo o conselho, algumas que nunca participaram. Isso é muito importante porque são ideias diferentes, um novo oxigênio”. Magali também ressalta que todas as ações e projetos do Município da área passarão pelo Conselho. “O Conselho é parceiro da gestão, que vai estar junto apontando o melhor caminho, e é um aliado fundamental na tomada correta de decisões”.

Um momento à parte da Conferência de Saúde 2019 foi a entrega das carteirinhas de reconhecimento aos ofícios tradicionais, às pessoas comumente conhecidas como benzedoras, curadoras ou rezadoras. O documento, confeccionado pela Secretaria de Saúde de Irati, foi entregue a 17 pessoas, neste primeiro cadastro.

Propostas aprovadas pelos grupos de trabalho

GRUPO DE TRABALHO 01 - EIXO TEMÁTICO:  SAÚDE COMO DIREITO        

Assegurar equipe de profissionais de saúde em número suficiente, bem como a estrutura física, equipamentos e recursos materiais adequados, a fim de garantir a qualidade de trabalho e assistência, visando a prevenção e promoção da saúde da população em todas as áreas de Secretaria Municipal de Saúde.

Ampliar a cobertura de Estratégia da Saúde da Família, de acordo com as diretrizes de territorialização definidas pela estratégia do Ministério da Saúde e implementar as práticas integrativas e complementares na atenção primária, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral.

Implantar e fortalecer a rede de saúde mental nos municípios, garantindo o acesso e qualidade no tratamento da atenção à saúde mental e sua continuidade.

Implementar ações de controle social como melhoria da gestão na saúde; capacitar os profissionais de saúde quanto às políticas públicas referentes ao SUS.

GRUPO DE TRABALHO 02 - EIXO TEMÁTICO:  SAÚDE COMO DIREITO

Implementar as práticas integrativas e complementares na atenção primária, através de parcerias, interinstitucionais na perspectiva da prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

Ampliar a cobertura de ESF com a criação de NASF, de acordo com as diretrizes e territorialização definidas pelas estratégias do Ministério da Saúde, observando a recomendação da população adscrita de 2.000 a 3.500 pessoas.

Fortalecer e promover ações intersetoriais de modo a atender as necessidades mais emergentes da população que não são resolvidas somente pelo setor da saúde. Exemplo: saúde mental, obesidade, drogadição, contaminação por agrotóxico entre outros.

GRUPO DE TRABALHO 03 - EIXO TEMÁTICO: FINANCIAMENTO

Fortalecer o financiamento municipal para implantar, implementar e qualificar a rede de saúde mental e saúde do idoso.

Revogar a emenda constitucional 95/2016, garantindo assim os recursos necessários para a manutenção e melhoria da assistência à saúde, favorecendo o investimento e reajuste de programas, medicamentos e procedimentos do SUS, de modo integral e universal.

Fortalecer os consórcios intermunicipais de saúde, ampliando o financiamento do Estado e Governo Federal para a realização da atenção integral e exames da atenção especializada

Financiar a política de educação permanente dos servidores municipais, investindo na capacitação profissional e pessoal dos funcionários, refletindo esse aprendizado num melhor atendimento ao público e, em especial, relacionado às práticas integrativas e complementares para os servidores que tiverem perfil para pôr em prática.

Garantir financiamento para ampliação e qualificação da cobertura de Atenção Básica, sob Modelo de Saúde da Família, propiciando melhorias em toda rede de saúde.

GRUPO DE TRABALHO 04 - EIXO TEMÁTICO: FINANCIAMENTO

A prestação de contas da saúde do Município deve ser de forma mais transparente, acessível à população, e entregue em tempo hábil, entre 10 a 15 dias antes da apresentação, para ser apresentada e aprovada ao CMS.

Diminuição dos desvios através do DRU de 30% para 15% dentro do período de oito anos, sendo 10% nos quatros primeiros e 5% nos outros anos.

Reajuste da tabela de procedimentos, medicamentos, órtese e prótese e materiais (SIGTAP) e do valor destinado a compra de medicamentos básicos da assistência farmacêutica.

Instituição do comitê municipal de judicialização envolvendo o judiciário, Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, 4ª Regional de Saúde e SMS para debates, sugestões e melhorias.

GRUPO DE TRABALHO 05 - EIXO TEMÁTICO: CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE

Intensificar a formação permanente e continuada para os profissionais de saúde, através de mecanismos fiscalizadores do Conselho Municipal de Saúde.

Desenvolver ações de educação em saúde para a população sobre as diretrizes e os princípios norteadores do SUS, seus direitos e deveres, através de estratégias pautadas em ações multiplicadoras dentro das áreas de abrangência.

Estimular ações que promovam o envolvimento consciente e continuado do controle social, na efetivação das políticas de saúde, buscando parcerias com universidades e institutos profissionalizantes.

Implantar formação continuada para os conselheiros de saúde.

Incentivar estratégias de comunicação entre os diversos pontos da rede de atenção à saúde, coordenados pela atenção básica, e orientados pelos princípios de universalidade, equidade e integralidade.

GRUPO DE TRABALHO 06 - EIXO TEMÁTICO: CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE

Fixar as redes de saúde já existentes como política de Estado, com foco na rede de saúde integral do trabalhador

Estimular ações que promovam o envolvimento consciente e continuado do controle social na efetivação das políticas de saúde através do ESF.

Entidades eleitas na 13ª Conferência Municipal de Saúde

SEGMENTO GESTORES: 4ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

SEGMENTO PRESTADORES: Santa Casa de Irati - suplente: Unidade de Coleta e Transfusão. Consórcio Intermunicipal de Saúde - suplente: Unicentro.

SEGMENTO TRABALHADORES: ASSEF, Corpo Clínico Santa Casa de Irati, Corpo de Bombeiros e COREN - suplente: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Irati.

SEGMENTO USUÁRIOS: OAB, APMF do Colégio São Vicente de Paulo, Paróquia São Miguel, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, APMF da Escola Municipal Mercedes Braga, Comunidade Alcance de Irati, Rotary Club e Sindicato dos Metalúrgicos de Irati - suplentes: Observatório Social, Movimento Aprendizes Populares, Pastoral da Criança, IFPR Câmpus Irati, Capela São Francisco e APMF Ana Amaral Gruber.

17 benzedores recebem carteirinha de ofício tradicional

Perto do encerramento da Conferência Municipal de Saúde, ocorreu uma pausa nos debates para a entrega das carteirinhas de reconhecimento aos ofícios tradicionais ao primeiro grupo de 17 pessoas.

O reconhecimento às populares benzedeiras e curadores, mas também conhecidos como rezadores e massagistas, foi uma proposta do vereador Ronildo Pampuch Surek, que é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara, e abraçada pela Administração Municipal.

Em seu pronunciamento, o prefeito Jorge Derbli enalteceu o trabalho destas pessoas, em sua opinião, realizado de forma abnegada em sem interesses. “Desafio a qualquer um destes que hoje está recebendo a sua carteirinha a levantar o número de pessoas que já atendeu. Tenho certeza que nenhum deles saberá precisar quantas pessoas já foram beneficiadas com a sua prática, pois sei que foram muitas”, destacou.

A Secretaria de Saúde de Irati irá definir novas datas para a entrega das demais carteirinhas às pessoas que ainda estão sendo cadastradas. O documento é padronizado com logomarca própria e traz o nome, foto, RG e CPF da pessoa, bem como a descrição do ofício tradicional que pratica.

Receberam, na oportunidade, as suas carteirinhas: ADEMAR WOICHIK, ANTONIA ALAYDE DA LUZ, DELOURDES DE ANDRADE DE PAULA, HILDA KLOSOWSKI, IRENE DAS GRAÇAS RODRIGUES DE FRANÇA CARNEIRO, JACIRA DE PAULA MARCANTE, JOÃO ARI NUNES, MARIA DAS GRAÇAS CHAMI, MARIA SIRLEI PEREIRA GONÇALVES, MARINA FABRI GONÇALVES, NELCI TEREZINHA BRANDALIZE WOICHIK, NILZA APARECIDA FERREIRA SOARES, PEDRO MOURA ROSA MATOSO MARTINS, ROSALINA GOMES DOS SANTOS, SEBASTIANA FERREIRA RIBEIRO e ZIRLENE BLANC RODRIGUES NEVES.