Publicado em: 21/07/2021 20:27

Tendo em vista a divulgação feita nas redes sociais pela página “Irati Livre”, na data de hoje (21/07/21), questionando os dados relacionados às doses recebidas e aplicadas da vacina contra a COVID-19 e que são divulgados, semanalmente, pelo Portal de Transparência do site oficial da Prefeitura de Irati, o Departamento de Vigilância Epidemiológica vem, por meio desta nota, informar a toda população que não há discrepância entre os dados informamos.
Para demostrar os fatos e facilitar o entendimento de todos, a equipe da Epidemiologia alterou o formato do arquivo de PDF para Excel, em que os cálculos das doses recebidas e aplicadas são formatados para somarem, automaticamente, reduzindo assim, o risco de equívocos de interpretação por parte da população, como ocorrido na data de hoje.
Orgulhosamente, a Secretaria de Saúde ressalta que os dados do município de Irati receberam nota máxima pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), demonstrando a seriedade e comprometimento do trabalho realizado.
Até a presente data (21), o município de Irati recebeu 29.436 doses 1 e doses únicas, e 12.072 doses 2. Ainda, aplicou, até a data de 20/07, 28.944 doses 1 e doses únicas, e 7.974 doses 2. Possuía estoque ao final do dia 20/07, 288 doses 1 e 3.938 doses 2.
Sendo assim, o município apresenta uma perda técnica de 204 doses 1 e 160 doses 2, totalizando 364 doses perdidas, valor bem inferior ao divulgado pela página “Irati Livre” (2.642 doses). Como já havia sido divulgado pelo Portal da Transparência, tal perda técnica justifica-se pelo rendimento insuficiente dos frascos de lotes recebidos do laboratório Butantan, 210069, 210084 e 210130 que tiveram rendimento inferior às 10 doses descritas na bula. A não conformidade foi notificada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para que a população possa conferir os dados de maneira transparente, o arquivo em Excel está disponível no site da Prefeitura de Irati, pelo link https://irati.pr.gov.br/pagina/205_Doses-recebidas-e-aplicadas-COVID-19.html