Biblioteca Pública de Irati conta com quase 70 mil livros que podem ser emprestados à população

Publicado em: 04/01/2023 09:34

Um lugar cheio de histórias e conhecimento está à disposição da população iratiense. A Biblioteca Pública Municipal Professora Ana Maneira de Mello, localizada na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, conta com aproximadamente 70 mil livros, que podem ser emprestados, sendo uma boa opção de lazer para o período de férias.

A Biblioteca conta com livros para vários gostos. Há os de áreas específicas, como Direito, Medicina e Educação, até os de literatura infantil, inclusive com os famosos gibis de histórias em quadrinho. Também são encontrados os clássicos da literatura brasileira e estrangeira, diversas biografias, livros de contos, crônicas e poesias, e títulos recentes, como as trilogias e os de autoajuda, que sempre são muito procurados.

Desde 1988, quando há o primeiro registro de empréstimo de livro, a Biblioteca Pública de Irati conta com mais de 16 mil cadastros de pessoas que já levaram um exemplar para ler em casa.

De acordo com Cleidenete Winkler, que trabalha na Biblioteca, pessoas de todas as idades procuram o espaço, como crianças, estudantes e idosos que têm o hábito da leitura. “Temos muitos livros à disposição da população. Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode emprestar”, explica.

Para levar os livros para casa é preciso ter a carteirinha da Biblioteca. É permitido emprestar até três exemplares por vez, com permissão para ficar por 30 dias, podendo o período ser renovado através de contato telefônico, por WhatsApp ou pessoalmente.

Cleidenete conta que muitos livros são doados à Biblioteca. “Muitas vezes as pessoas compram o livro, leem e não sabem o que fazer com o exemplar. Nós aceitamos e agradecemos as doações”, explica. Ainda são recebidos títulos do Governo do Estado e Prefeitura.

A Biblioteca Municipal integra a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A secretária responsável pela pasta, Samanta Regina dos Santos Ferreira, destaca a importância do espaço dentro da comunidade. “Uma Biblioteca, seja ela grande ou pequena, é de suma importância, pois exerce um papel social determinante para a inclusão na cultura da ‘era da informação’, podendo inserir qualquer pessoa em seu meio”.

CARTEIRINHA

Para ter a carteirinha da Biblioteca Pública é preciso levar RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e disponibilizar um número de celular.

A Biblioteca está localizada na Rua XV de Novembro, 783, no centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone/WhatsApp (42) 99139-8670.