Projeto Verde é Vida será desenvolvido em escolas municipais

Publicado em: 20/02/2013 00:00

Na terça-feira (19), o prefeito de Irati, Odilon Burgath, assinou termo de parceria para execução do projeto Verde é Vida nas escolas municipais durante os próximos quatro anos. Há 21 anos o projeto é desenvolvido pela Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil). A cerimônia de assinatura do convênio foi conduzida pelo tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescheler. Por meio das escolas, o programa permanente de educação ambiental leva informações, conceitos e práticas de preservação ambiental às comunidades rurais onde a entidade está presente. Em 2013, o tema do projeto será os animais. Diversas ações, como a bolsa de sementes, reuniões pedagógicas, pesquisa científica, palestras, oficinas e distribuição de mudas abordarão o tema. O projeto é muito bem organizado e teremos muitos benefícios com ele. A escola receberá um baú de livros com material didático muito bem elaborado, observa a secretária municipal de Educação de Irati, Claudia Zanlorenzi. O próximo passo será a escolha das escolas que irão participar. De acordo com a secretária, serão priorizadas as escolas rurais. Haverá reunião de capacitação para professores e coordenadores e a realização de um diagnóstico socioambiental da comunidade escolar. A partir dele serão estabelecidas as ações que serão realizadas, explica. Também assinaram o termo de parceria os municípios de Rio Azul, Teixeira Soares, Rebouças e Mallet. Em 2012, o projeto teve participação de 66 município. Em 2013, de acordo com a assessoria da Afubra, a atuação do projeto envolverá aproximadamente 180 municípios. BOX: Ações ambientais e educacionais em escolas do Projeto Verde é Vida : Doação de mudas de árvores nativas; Doação de material didático-pedagógico; Realização de palestras; Participação em eventos; Orientação técnica e pedagógica para professores e comunidade e geral; Participação do Afubrinha (mascote do programa) em atividades lúdico-pedagógicas; Manutenção e assistência em viveiros de mudas para reflorestamento e conservação ambiental; Desenvolvimento do Programa de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para reciclagem.