Prefeito participa de lançamento do programa VigiaSUS

Publicado em: 27/02/2013 00:00

O prefeito de Irati, Odilon Burgath, participou do lançamento do programa VigiaSUS, que ocorreu na segunda-feira (25), em Curitiba. O programa de qualificação da Vigilância em Saúde no Paraná destinará recursos para reforçar as ações nos 399 municípios do Estado. O programa também investe na capacitação de profissionais que atuam na área. Os secretários de Saúde e de Planejamento, Leandro Ditzel e Valdecir Aksenem, também participaram do evento. Na primeira fase, a Secretaria da Saúde aplicará R$ 47 milhões no programa. Do total do programa, R$ 30 milhões poderão ser utilizados pelas prefeituras para combate à dengue e outras doenças, vacinação, investigação e controle de doenças transmissíveis, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e ações educativas. De acordo com Odilon, Irati irá receber aproximadamente R$ 90 mil. ?? um recurso a mais para ser investido. A prefeitura deixará de usar recursos próprios para essas ações, podendo aplicar em outras iniciativas, observa o prefeito. CRIT??RIOS O VigiaSUS atenderá todos os municípios paranaenses, com no mínimo R$ 60 mil. O secretário de Saúde, Michelle Caputo Neto, explica que foram definidos critérios técnicos para estipular o valor de investimento, como número de habitantes, índices econômicos e situação epidêmica. A vigilância deve ser desenvolvida e fortalecida pelo governo estadual. Aqui no Paraná, em uma ação pioneira no Brasil, estamos investindo assim para fortalecer o setor nos municípios, disse o secretário. O programa compreende cinco áreas: vigilância sanitária (controle de produtos e serviços de interesse à saúde); vigilância epidemiológica (análise da situação de saúde, controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis); vigilância em saúde ambiental (água, lixo, dejetos, contaminantes químicos, vetores, zoonoses e animais peçonhentos); vigilância em saúde do trabalhador; e promoção da saúde. As principais inovações são investimento em campanhas educativas e o repasse de recursos aos municípios para custeio. VALOR ANTECIPADO Cerca de R$ 4 milhões foram antecipados a 32 municípios em situação epidêmica de dengue. Um dos municípios que receberam a primeira parcela do investimento foi Sertanópolis, na região Norte. Com 16 mil habitantes, a cidade registrou quadro vezes mais casos de dengue que a média considerada aceitável pelo Ministério da Saúde. ASSEMBLEIA Na viagem a Curitiba o prefeito de Irati também visitou a Assembleia Legislativa do Paraná, onde se encontrou com vários deputados. O objetivo da visita é estreitar o contato com os deputados, visando o apoio a projetos e o direcionamento de verbas ao município.