Irati promove evento voltado ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 22/05/2023 11:03

A Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu na última quinta e sexta-feira (18 e 19 de maio), o evento ‘Faça Bonito’, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa foi destinada a crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais de Irati e teve como propósito de promover um espaço de diálogo, informação e transformação social, de forma dinâmica e lúdica, visando combater a violência através da informação.
No primeiro dia, foi ministrada a palestra show, “Faça Bonito!”, momento informativo e de orientações. No segundo dia, ocorreu uma mostra de atividades voltadas as crianças e adolescentes, com apresentações artísticas e culturais, oficinas, atividades informativas e que buscaram promover a integração.
A vice-prefeita, Ieda Waydzik, esteve presente e destacou a organização de mais um evento promovido pela Secretaria de Assistência Social. “É uma grande alegria participar da continuidade desse projeto aqui na nossa cidade. Gostaria de parabenizar toda a organização por se importar com nossas crianças e adolescentes, que são o que temos de mais preciso em nossas vidas”, aponta.
O prefeito, Jorge Derbli, também marcou presença na abertura do evento, onde frisou a importância de denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes. “Muitas vezes a criança ou adolescente vítima de violência fica retraída. Nesse momento é importante ficar atento e perceber os sinais. Conversem com os seus pais, professores ou alguém de confiança e denunciem, somente assim podemos combater o abuso”, salientou para o público presente.
Derbli também destacou a necessidade do cuidado com as redes sociais. Segundo o prefeito, infelizmente, enfrentamos uma era de muitas armadilhas online e somente com o uso consciente das redes podemos inibir os perigos. “Muitas vezes as crianças nem percebem que estão se envolvendo em situações perigosas, entram através da curiosidade e isso vai acarretar riscos no futuro”, aponta.
O evento realizado no CT Willy Laars contou ainda com as presenças da secretária de Assistência Social e gestora da política da criança e do adolescente, Sybil Dietrich, o presidente da Câmara Municipal de Irati, José Ronaldo Ferreira, a vereadora Vera Gabardo, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Denis César Musial e a representantes da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial.