Irati discute reconstrução do SUAS em conferência de Assistência Social

Publicado em: 30/06/2023 18:56

A Secretaria de Assistência Social de Irati promoveu nesta quinta-feira (29), na Associação dos Servidores Públicos Municipais, a 14ª Conferencia Municipal de Assistência Social. O tema foi “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento reuniu Assistentes Sociais, agentes sociais, gestores públicos, entusiastas e estudantes, que discutiram propostas e a prospecção da assistência de Irati para os próximos quatro anos.

A conferência foi pautada no tema central ‘Reconstrução do SUAS’ e também contou com debates e contribuições da comunidade, além da eleição de delegados para XIV da Conferência Estadual de Assistência Social do Paraná.

A Secretaria de Assistência Social, Sybil Dietrich ressaltou a importância de levar a população para debater o Sistema Único de Assistência Social para fortalecer ainda mais o serviço no município “A população é um ponto crucial, é fundamental ouvi-la e que possa opinar na construção das políticas públicas, assim podemos ir de encontro a realidade das pessoas”, aponta.

Sybil ainda aproveitou para fazer um balanço das ações realizadas desde a última conferência, em 2021. “Apesar de todas as dificuldades ocasionadas pela pandemia, o Irati avançou muito no âmbito social, como na proteção básica de Assistência Social, ampliação dos CRAS, tivemos investimentos na casa de passagem para famílias, a nova casa de apoio para mulheres em situação de violência, entre outras conquistas. O município tem investido para ampliar e qualificar o serviço a cada dia”, destaca.

O prefeito Jorge Derbli participou da conferência e destacou a importância de promover a conferência e ampliar o diálogo com a população. “É essencial fazer essa avaliação das ações da assistência em Irati. Aqui reunimos vários setores da sociedade para fazer esse balanço do que foi feito e o que se pretende realizar a partir de agora para melhorar o atendimento. O diálogo com a população só fortalece o trabalho”, afirma.

Durante o evento aconteceu uma palestra com Renata Mareziuzek dos Santos - Coordenadora Estadual da Política Pública da Assistência Social e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social. Participaram também a vice-prefeita, Ieda Waydzik e as vereadoras, Vera Gabardo e Terezinha Miranda Veres.