33º Rodeio de Irati começa nesta sexta-feira e deve atrair grande público

Publicado em: 13/07/2023 18:12

O 33º Rodeio Crioulo de Integração de Irati começa nesta sexta-feira (14). Porém, nesta quinta-feira (13) já há uma intensa movimentação no CT Willy Laars. Com estrutura ampliada, a expectativa da organização é de que o evento reúna um grande público no final de semana.

Nesta edição, o Rodeio de Integração vai contar apenas com a programação campeira, a qual deve reunir uma média de 200 equipes, somando mais de mil competidores. O motivo de não ter a invernada artística é o Nacional 2023, que ocorre de 20 a 23 de julho, também em Irati, onde vai ocorrer o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), que contará com competidores de vários estados brasileiros.

De acordo com a secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jéssica Custódio, para atender o grande público nos dois eventos, a Prefeitura realizou obras importantes no CT Willy Laars. “Melhoramos a mobilidade dentro do CT, assim como os banheiros, inclusive com acessibilidade. O espaço foi preparado para receber da melhor forma possível todos os visitantes”, explica.

A Prefeitura ainda realizou a cobertura completa da pista de laço, assim como a passagem dos animais, pensando no bem-estar dos mesmos. Além disso, foi coberta a passagem dos cavaleiros que participam das provas e junto a arquibancada, onde fica o público. “A estrutura vem sendo preparada para Irati comportar eventos de grande porte. Além do nosso Rodeio e do Nacional, em outubro teremos a segunda ExpoIrati, que foi um grande sucesso no ano passado. São formas de colocarmos nosso município em evidência e movimentar a economia”, acrescenta o prefeito Jorge Derbli.

PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA - A invernada campeira manterá o mesmo sistema de provas realizado nos anos anteriores. Como de costume, a programação inicia com os dez centros de tradição gaúcha de Irati (CTGs), às 9h de sexta-feira (14), para disputa do “Troféu Cidade”.

No sábado (15), às 7h, tem início a prova Laço Oficial. Às 15h será a abertura oficial do 33º Rodeio de Integração, com a inauguração da Pista de Laço Nei Cabral. Domingo (17), reiniciam as competições às 7h, com a reposição de armadas. Às 8h, prossegue a disputa de equipes, e posteriormente prova de rédea.

BAILES – Durante o 33º Rodeio de Integração, três bailes serão promovidos no Centro de Eventos do CT Willy Laars:

- Sexta-feira (14): Baile de Patrão, com João Luiz Corrêa. Mais informações sobre compra de mesas através do telefone (42) 99947-6878, com o Celso Specht.

- Sábado (15): Baile de Rodeio, com Paulinho Mocelin. Informações e compra de ingressos através do WhatsApp (42) 99157-0808.

- Domingo (16): Domingueira, com a Turma da Vaneira. Ingresso um quilo de alimento não perecível ou R$ 10 a entrada.

O Park Dance, empresa organizadora dos bailes, informa a população sobre a entrada e permanência de menores no Centro de Eventos do CT Willy Laars. A portaria a ser cumprida é a 001/2014, item 1, emitida pela Vara da Infância e Juventude de Irati.

- Nos bailes NÃO é permitida a entrada de menores de 16 anos.

- É permitida a entrada de adolescentes de 16 e 17 anos nos bailes, desde que estejam acompanhados por um dos seus genitores ou, em caso de não estar acompanhados, é necessário a apresentação de declaração de um dos genitores autorizando a entrada e permanência do filho, a qual deverá estar com firma reconhecida da assinatura e estar acompanhando cópia dos documentos pessoais do genitor. Ainda, o adolescente deverá estar portando seu documento de identidade original.

- É obrigatório a todos os participantes dos bailes estarem portando documento de identidade original.

ENTRADA DE MENORES - A Prefeitura de Irati, através da Procuradoria do Município, informa a população sobre a entrada de menores de idade no CT Willy Laars, nos eventos dos próximos finais de semana, o 33º Rodeio de Integração de Irati, entre 14 a 16 de julho e o Nacional 2023, entre 20 a 24 de julho.

As seguintes medidas deverão ser respeitadas:

- Menores de 15 anos, somente acompanhados de um responsável;

- De 15 a 17 anos, podem entrar desacompanhados, desde que tenha a autorização por escrito de um dos genitores (sem a obrigação de registro em cartório);

- Venda de bebidas alcoólicas permitida somente para maiores de 18 anos, identificados, ainda, por meio de pulseira.

O objetivo das medidas é a proteção integral das crianças e adolescentes que participarem dos eventos. A fiscalização será permanente e realizada por agentes da Guarda Municipal e vigias terceirizados, além da Polícia Militar. Haverá também psicólogo e assistente social para que se ocorrer alguma situação possa haver o encaminhamento ao Conselho Tutelar.

A Prefeitura enfatiza que “bebida não é brincadeira de criança”. Aquele que vender bebida alcoólica a uma criança ou adolescente deverá ser punido pela prática do crime do artigo 243, sujeito a penas de dois a quatro anos de detenção.

INFORMAÇÕES –  O 33º Rodeio Crioulo de Integração de Irati é uma promoção da Prefeitura e CTGs locais. Toda a programação de provas e informações estão disponíveis no site da Prefeitura.