33º Rodeio de Irati teve público aproximado de 35 mil pessoas

Publicado em: 17/07/2023 17:56

O 33º Rodeio Crioulo de Integração de Irati, considerado o maior do Paraná, superou as expectativas da organização. Com público de aproximadamente 35 mil pessoas durante os três dias, a edição de 2023 é considerada a maior dos últimos tempos.

Neste ano, os visitantes encontraram um espaço diferente dos anos anteriores, com estrutura ampliada e adequada, principalmente pela cobertura da pista de laço. Dentro do CT Willy Laars foram disponibilizadas áreas de camping, ocorreram as provas de laço e os bailes, que aconteceram no Centro de Eventos inaugurado em 2022.

O Rodeio de Integração, em 2023, contou apenas com a programação campeira, a qual reuniu mais de 180 equipes, somando uma média de mil competidores. O motivo de não haver a invernada artística é o Nacional 2023, que ocorre de 20 a 23 de julho, também em Irati, onde vai ocorrer o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), o qual contará com competidores de vários estados brasileiros.

“O Rodeio de Irati é tradicional, é uma grande festa popular. Trabalhamos para receber da melhor forma possível nossa população e, também, as pessoas que vem de fora. Tudo ocorreu tranquilamente, com muita organização”, ressalta o prefeito Jorge Derbli.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, destacou o grande público presente no evento comemorativo aos 116 anos de Irati. “Estamos felizes em ver a grande participação neste evento, voltado às famílias, que cultiva a cultura e a tradição”.

SEGURANÇA – O 33º Rodeio de Integração contou com grande aparato de segurança, garantindo a tranquilidade durante o evento, que não teve nenhuma intercorrência grave. Mais uma vez foi adotado um sistema de monitoramento por câmeras de alta precisão, com reconhecimento facial. Ainda houve a participação de agentes da Guarda Municipal e Iratran, além do apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e segurança privada.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania ainda realizou modificações em áreas de estacionamento próximo ao CT Willy Laars, permitindo mobilidade aos moradores daquela região da cidade e um trânsito com maior fluidez.

ANIMAIS – Dados da Secretaria de Defesa Animal, que trabalhou em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), constam que entraram no CT Willy Laars mais de 800 cavalos e 450 bois, animais que participaram das provas de laço. Entre as melhorias na estrutura realizadas pela Prefeitura, foi coberta a passagem dos animais, principalmente para que não sofram devido a fatores climáticos, como dias de chuva.

O número elevado de animais também foi prevendo o revezamento durante as provas, para que pudessem ter períodos de descanso. Ainda ocorreu durante o evento fiscalizações de anemia e mormo, além da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).

Os registros realizados são de participantes de quatro estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Paraná, com 28 cidades. Estiveram presentes participantes de Fartura/SP, Cacique Dobre/RS, Água Doce/SC,  Itaiópolis/SC, Porto União/ SC,  Antônio Olinto/PR,  Carambeí/PR,  Balsa Nova/PR, Castro/PR, Fernandes Pinheiro/PR,  Goioxim/PR,  Guamiranga/PR,  Guarapuava/PR, Ibaiti/PR,  Imbituva/PR,  Inácio Martins/PR,  Irati/PR,  Lapa/PR,  Mallet/PR, Palmeira/PR,  Paula Freitas/PR, Paulo Frontin/PR, Pinhão/PR, Ponta Grossa/PR, Porto Vitória/PR, Prudentópolis/PR, Rebouças/PR, Reserva/PR, Rio Azul/PR, São João do Triunfo/PR, São Mateus do Sul/PR, Teixeira Soares/PR, União da Vitória/PR.

Os dados são apenas referentes a participantes das cidades que preencheram fichas do evento para entrada animais.