Em Irati, iniciativas do Estado visam impulsionar a agricultura familiar

Publicado em: 18/07/2023 18:44

Em Irati, nesta terça-feira (18), o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou de dois eventos. Pela manhã aconteceu a entrega de mudas e equipamentos do programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis) a produtores e, durante a tarde, orientações sobre o a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Sasaf-PR).

O programa Revitis, criado em 2019, tem como objetivo estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná. Ele tem base em quatro eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria.

Em Irati, o Revitis atenderá 15 produtores, sendo oito que já estão na atividade e sete que irão iniciar. São mais de 7.500 mudas, de três variedades, além de equipamentos para a produção, como arame e palanques, somando o investimento de R$ 323 mil. “É um programa que ajuda a diversificar a propriedade. Temos potencial de comercialização da uva. Um dos exemplos é para a Vinícola Cosmos, que é certificada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e compra 90% da uva fora de Irati”, explica o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.

Ortigara ressaltou que há um esforço do Governo do Paraná para reorganizar o setor de viticultura. Segundo ele, o potencial da produção pode não apenas contemplar o setor agrícola, mas também do turismo. “Nosso objetivo é qualificar e aumentar a produção. Temos resultados positivos e vemos nessa região potencial para evoluir. O panorama existente apresenta oportunidades”, comenta o secretário.

O prefeito Jorge Derbli ressalta a importância da diversificação das propriedades rurais e expectativa sobre a produção de uva no município. “É uma cultura que está indo bem em Irati e com esse trabalho em parceria com o Estado a tendência é melhorar. Foram recebidas mudas de qualidade e equipamentos que vão auxiliar na produção”, destaca.

SUSAF – O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf- PR) é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A iniciativa compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito por um município ou por um consórcio de municípios.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

De acordo com a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Marisa Koloda Henning, em Irati foi demonstrado o interesse do Governo do Estado em auxiliar a agroindústria, facilitando a adesão dos municípios ao Susaf- PR. “Hoje, com serviço de inspeção municipal sozinho se vende somente para o mercado local, mas tendo o selo Susaf pode trabalhar com um universo com 11 milhões de consumidores, que é a população do Paraná”, observa.

Para ter o Susaf o município interessado deve ter uma equipe de inspeção em atuação, além da parte legal e equipe técnica, com médico veterinário. No Paraná 35 municípios e dois consórcios já aderiram ao sistema.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), conta com três veterinários, veículo e equipamentos. “Temos dois abatedouros e outras 30 empresas. Com o Susaf haverá oportunidade para empresas de embutidos comercializarem para todo o Paraná, gerando rendas para as famílias e municípios. A adesão de Irati já está em andamento e aguarda apenas a finalização do processo de legislação”.