Sistema registra 90 mil entradas de pessoas no CT Willy Laars durante o Nacional

Publicado em: 26/07/2023 11:22

O Nacional 2023, que aconteceu entre os dias 20 a 23 de julho no CT Willy Laars, em Irati, atraiu um público expressivo. De acordo com o sistema de monitoramento instalado no local pela Secretaria Municipal de Segurança, durante os quatro dias, foram registradas aproximadamente 90 mil entradas de participantes no evento, que contou com provas artísticas e campeiras.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Roberto Basso, a edição do Nacional realizada em Irati foi uma das maiores já registradas, principalmente pelo número de participantes inscritos em competições -  aproximadamente cinco mil. “Muitos não conheciam Irati e passaram a conhecer. As pessoas foram muito receptivas, toda a população está de parabéns. Foi uma festa maravilhosa, com público muito expressivo”.

O Nacional contou com o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. Segundo a organização, o evento movimentou em torno de 10 mil pessoas, vindas de outros estados e de diversas cidades do Paraná, além do público local e regional que pôde prestigiar toda a programação de forma gratuita.

Para o prefeito Jorge Derbli, o Nacional foi uma oportunidade de apresentar Irati para pessoas de diversas cidades brasileiras, além de fomentar a economia. “Estamos muito satisfeitos com os resultados dos eventos e com a movimentação que eles proporcionaram. Nossa cidade tem um grande potencial e demonstramos isso na qualidade dos serviços aqui ofertados e na hospitalidade da nossa gente”, ressalta.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), José Haroldo, disse que o evento superou todas as expectativas. “Foi o maior Nacional já realizado. Foi muito além do que esperávamos, principalmente pelas participações. Com certeza foi a melhor estrutura visitada pelos tradicionalistas, tanto pelos palcos para a artística, como pela pista de laço coberta para a campeira”.

De acordo com a CBTG, o próximo Nacional ocorrerá em 2025, em Brasília, no Distrito Federal.