Irati - PR lança os Editais da Lei Paulo Gustavo

Publicado em: 14/11/2023 17:17

Um edital para produção de obras audiovisuais, e outro para premiação nas demais áreas da cultura

Na terça-feira, dia 14 de novembro de 2023, foram publicados no Diário Eletrônico da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) dois editais lançados pela Prefeitura de Irati - Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para execução dos recursos da Lei Complementar nº 195/2022 - a chamada Lei Paulo Gustavo. O prazo para inscrição é de dez dias, a contar da data de publicação oficial.

Ambos os editais são destinados exclusivamente para proponentes residentes e/ou domiciliados no município há pelo menos seis meses, e que tenham atuação comprovada na área da Cultura há pelo menos um ano. A depender da categoria, podem se inscrever Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas e também Grupos e Coletivos informais (sem registro no CNPJ), representados por Pessoa Física devidamente indicada, conforme os requisitos de cada Edital.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira, reforça o convite para que a comunidade cultural participe destes editais. "É um direito dos nossos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura. Mas, mais que isso, uma oportunidade para que eles tenham o seu trabalho e a sua trajetória reconhecidos. Não só de forma simbólica, pelo mérito da atividade em si, mas também financeiramente, impulsionando a geração de renda no setor cultural", citou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Irati, Leonardo Schenato Barroso, estes editais são frutos de horas, dias, semanas e meses de muito trabalho conjunto. "Desde março deste ano, estamos realizando audiências públicas, fóruns de incentivo à cultura, consultas públicas, pré-conferências e conferências, além das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho. E, além disso, também procuramos ativamente a realização de diálogos de um a um com os nossos fazedores e fazedoras de cultura. Em todos estes contatos, abordamos diversos aspectos do trabalho de cada um deles, buscando desenvolver estes editais de fomento de uma forma que possa contemplar ao máximo aquilo que esteja adequado às demandas da nossa sociedade civil ligada à Cultura", relatou.

Para fazer a inscrição ou para saber mais sobre os dois Editais publicados pelo município de Irati - PR para execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo, acesse os links a seguir:

Edital nº 001/2023 - "Dona Hermínia": apoio à produção de obras audiovisuais

Edital nº 002/2023 - "Senhora dos Absurdos": premiação por trajetória nas demais áreas culturais

Com objetivo de facilitar o entendimento dos participantes a serem inscritos, bem como para trazer informações mais detalhadas acerca dos dois editais, uma live Tira-Dúvidas está programada para acontecer na quinta-feira, dia 16 de novembro de 2023, a partir das 19h, com acesso pelo link a seguir: https://meet.google.com/pse-detj-bie

Para o esclarecimento de dúvidas a respeito dos editais ou da execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo no município, bem como para o recebimento de solicitações e comunicados dos(as) proponentes inscritas(os) ou de pessoas que tenham interesse em se inscrever, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Irati - PR disponibiliza os seguintes canais de comunicação:

- O endereço eletrônico de e-mail [email protected];
- O número de telefone (42) 3132 6197, o qual dispõe tanto de telefonia fixa, quanto de atendimento via WhatsApp Business;
- O atendimento presencial, de segunda a sexta, de manhã das 08h às 12h e de tarde das 13h às 17h, na sede administrativa desta Secretaria, localizada à Rua Quinze de Julho, nº 333, no Centro de Irati - Paraná - Brasil, CEP 84500-076.