Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar recebe dois veículos para trabalho no município

Publicado em: 20/12/2023 12:18 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Na manhã de quarta-feira (20), foi realizada em Irati a entrega de dois veículos para a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, um destinado ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e outro que atenderá a Bacia Leiteira do município. Também durante o evento foi realizada a apreciação da certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR).
Os veículos foram conquistados mediante emendas, uma delas oriunda da SEAB através do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que destinou um veículo Renault Sandeiro que passará a ser utilizado na execução do trabalho do SIM. “É uma conquista para nossos técnicos que estão acompanhando mais de 29 empresas em Irati, esse veículo vai ajudar e muito a execução do trabalho no município”, destaca o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.
O outro veículo, uma Fiat Strada 0 km, que será destinada ao trabalho na bacia leiteira do município, foi adquirida através da emenda 033, emenda essa que já beneficiou a bacia com outros equipamentos em 2023. “Hoje em Irati nossa Bacia Leiteira produz cerca de 30 mil litros por dia, para nós é importantíssimo contar com mais esse equipamento pana nos ajudar a atender os produtores da melhor forma possível”, destaca Raimundo.
O prefeito Jorge Derbli destacou que os carros vêm para auxiliar e fomentar ainda mais a agricultura no município. “São estrutura e ferramenta que damos para que os profissionais tenham capacidade de fazer um belo trabalho na agricultura de Irati”, aponta.
Também estiveram presentes a vice-prefeita, Ieda Waydzik, o presidente da Câmara de Vereadores, João Henrique Sabag Duarte, o vereador Wilson Karas e a Chefe do Núcleo regional da SEAB, Adriana Baumel.

SUSAF — O Susaf foi criado por lei em 2013, sendo destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido pela Adapar aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.
A certificação foi entregue ao município de Irati pelo secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, durante a Assembleia Itinerante, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na 2ª ExpoIrati. Com isso, Irati poderá credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializarem seus produtos em todo território estadual.